Atacante Neymar deve atuar centralizado, como um meia-armador. Foto: Lucas Figueiredo (CBF)
O Brasil estreia nesta quinta-feira, às 16h (horário de Brasília), na Copa do Catar. Integrante do Grupo G, a equipe do técnico Tite começa a participação diante da Sérvia, no Estádio Lusail, em Al Daayen. Pentacampeão mundial, o time verde e amarelo vai em busca do hexacampeonato.
Na reta final de preparação, o comandante brasileiro fechou o treinamento de terça-feira, e a imprensa acompanhou pouco tempo dos trabalhos de segunda e da quarta-feira. No entanto, não há muito o que esconder. A tendência é a utilização de uma escalação bem ofensiva, com Neymar sendo o meia de ligação e três atacantes de origem: Rapinha e Vinícius Junior pelos lados, com Richarlison de centroavante. Na marcação do meio, Casemiro é o único com característica defensiva e terá a companhia de Lucas Paquetá, mais recuado. Na defesa, a única dúvida poderia ser a utilização de Daniel Alves, pela experiência, mas Danilo deve ser o titular da lateral direita.
A curiosidade é que Brasil e Sérvia também se enfrentaram na fase de grupos da Copa da Rússia, em 2018, e nossa seleção venceu por 2 a 0. O ataque sérvio deve ser formado por Vlahovic, de 22 anos, jogador da Juventus, da Itália, e Mitrovic, do Fulham, da Inglaterra, autor de 43 gols na última temporada.
4º dia
O quarto dia de Copa do Catar começou com o 0 a 0 entre Marrocos e Croácia, pelo Grupo F. No Grupo E, ocorreu a segunda grande zebra da Copa. A Alemanha saiu na frente, mas foi derrotada pelo Japão, por 2 a 1. No segundo confronto do Grupo E, a Espanha goleou a Costa Rica, por 7 a 0. Pela Chave F, a Bélgica venceu o Canadá por 1 a 0. Hoje, além do jogo do Brasil, destaque para o outro duelo do Grupo G, às 7h, entre Suíça e Camarões, e as estreias de Uruguai e Portugal.
Brasil x Sérvia – 1ª rodada do Grupo G
Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Vinícius Júnior e RicharlisonTécnico: Tite
Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Stefan Mitrovic e Pavlovic; Zivkovic, Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Kostic e Tadic; Vlahovic e Aleksandar MitrovicTécnico: Dragan Stojkovic
Arbitragem: Alireza Faghani, auxiliado por e Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (trio do Irã)Local: Estádio Lusail, em Al Daayen (Catar)