Estradas

BR-287 está na rota das melhorias que serão feitas pelo Denit

"

A BR-287, que liga Santa Maria a São Borja, é uma das rodovias da região que mais precisa de reparos. Para melhorar a estrada, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) planeja obras pontuais, além de uma operação tapa-buracos que se iniciou na tarde de terça-feira, no trecho entre Santa Maria e São Vicente do Sul.

Obras na Faixa Nova de Camobi, como a construção de uma rótula de acesso à Vila Maringá e de um refúgio central no acesso a condomínios residenciais já eram planejadas no ano passado, mas a desistência da Mafrense, empresa que venceu a licitação para o Contrato de Restauração e Manutenção (Crema), foi o primeiro impasse. Agora a Cotrel, nova vencedora de licitação, já assinou o contrato de R$18 milhões e aguarda a publicação no Diário Oficial.

Este é o primeiro passo para a elaboração dos projetos. O superintendente regional do Dnit, João Carlos Tonetto, explica que não há previsão de datas em função do trâmite, mas espera que o projeto da rótula comece a ser elaborado ainda neste ano. Depois da aprovação, é preciso que o recurso seja liberado, já que os planos não estão incluídos no Crema.

_ Obras na Faixa Nova necessitam de um orçamento além do contrato, mas o Crema prevê este tipo de adicional em casos urgentes. E não existe um caso mais urgente em Santa Maria do que a Faixa Nova _ diz Tonetto.

Enquanto as mudanças na Faixa Nova seguem sem previsão, o que já saiu do papel, na BR-287, foi a operação tapa-buraco entre Santa Maria e São Vicente do Sul. O trabalho começou ontem, entre São Pedro do Sul e São Vicente do Sul.

Projetos para outras duas estradas da região estão prontos

Para desafogar o tráfego na BR-392, a construção de uma terceira pista na subida do Arenal já tem projeto. O que falta é a aprovação e liberação de recurso. Tonetto explica que, para o futuro, a ideia é construir mais uma faixa em outros trechos, mas a primeira obra tem chance de começar ainda neste ano.

Outra reforma, que também está com o projeto pronto e aguarda pela aprovação, deve ser feita na BR-158, no acesso à Rua Florianópolis, do hospital regional.

_ É complicado definir prazos, em função do trâmite. Mas vamos trabalhar para que seja o mais rápido possível e que pelo menos o acesso do regional e a terceira pista comecem neste ano. A rótula da Maringá vamos tentar, pelo menos o projeto, começar neste ano também _ conclui o engenheiro.

Todos os projetos são elaborados pelo consórcio das empresas Enecom-Magna.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Buracos na rua José Tavares, em Santa Maria, impedem ônibus de circular

Próximo

UFSM irá ouvir alunos envolvidos em trote da engenharia em que calouro entrou em coma

Geral