A segunda-feira foi de tempo seco, e a semana promete seguir com sol em Santa Maria e na região, pelo menos até sábado. Já no domingo e na segunda-feira, deve chover, mas não de forma tão intensa como nas últimas semanas, de acordo com a meteorologista Graziella Gonçalves, da Somar Meteorologia. Enquanto não chove, os dias de tempo seco devem colaborar para os reparos que serão feitos nos estragos que a chuva deixou nas rodovias da região. A BR-158, entre Santa Maria e Itaara, está liberada, em meia-pista, em tempo integral. Durante uma semana, a estrada passou por bloqueios, de forma total e parcial. Até o último domingo, o trânsito estava liberado somente das 8h às 18h.
Conforme o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João Carlos Tonetto, a decisão foi tomada depois da constatação de estabilização do solo. O Dnit ainda estuda a possibilidade de um semáforo ser instalada no local, já que a sinalização, agora, é feita por homens com bandeiras, inclusive à noite.
A liberação em meia-pista por tempo integral deve permanecer durante toda a semana. Só se chover muito, haverá possibilidade de o trânsito voltar a ser bloqueado. As empresas Jardim da Serra e Lorenzi, que fazem transporte de ônibus entre Santa Maria e Itaara, normalizaram os horários (de manhã, antes das 8h e à noite, a partir das 18h) ainda ontem.
Sol ajudará nos reparos na VRS-804
As obras na VRS-804, que liga Santa Maria a Silveira Martins, devem começar até quarta-feira, conforme o engenheiro Dalton Garcia, superintendente regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O tráfego está em meia-pista, na altura do km 10,5, perto do Monumento do Imigrante.
De acordo com Garcia, as obras podem demorar até 15 dias. Se não chover, podem ser concluídas em menos tempo. São cerca de 12 quilômetros de extensão, onde houve um deslizamento de terra. O trânsito não deve ser interrompido totalmente durante as obras, e o tráfego deve continuar em meia-pista até a conclusão dos reparos.
A rodovia foi uma das enquadradas pelo governo estadual, que na tarde de ontem, decretou situação de emergência em 13 estradas estaduais. Conforme nota publicada no site do governo estadual, seriam necessários R$ 38 milhões para recuperação dos trechos atingidos pelas chuvas.
Já na ERS-516, que liga Santa Maria a São Martinho da Serra, o trânsito está normal, de acordo com o Daer. Em um trecho perto da localidade de Água Negra houve um deslizamento de terra, mas de acordo com Garcia, não chegou a atingir a estrada.