Santa Maria

Biblioteca Pública oferecerá novos cursos de inclusão digital

Pâmela Rubin Matge

  

Com a doação de 20 computadores, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide passará oferecer  novos cursos na área digital. Todas as máquinas são novas e com softwares para utilização (licenças de uso do Pacote Office 2013, do Windows XP e do Antivírus). A previsão, segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, é que os equipamentos cheguem até o fim deste mês. Ainda não há, porém, uma data definida para o início das atividades. 

evento Antropofagia de Letras ¿ Diálogos CulturaisQuando: terça e quarta, das 19h às 22h Onde: Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (Av. Presidente Vargas, 1.300)Quanto: doação de um livro literário (contos, poesias e crônicas) Informações: (55) 3218-1396 ou antropofagia.intercultural@gmail.com
Foto: Ronald Mendes / clic rbs

A novidade decorre  da renovação do convênio da prefeitura com a Fundação Bradesco para a manutenção do Centro de Inclusão Digital (CID), inaugurado ainda em novembro de 2009 encerrado em dezembro de 2016, totalizando 26, 445 mil  atendimentos ao público. O termo de parceria assinado na última semana, tem vigência de 24 meses, com a possibilidade de renovação. 

O público-alvo são pessoas da terceira idade, mas também há vagas para demais interessados. No espaço, que fica no primeiro andar do prédio, já são oferecidos cursos e oficinas de conhecimento básico de informática e cursos online promovidos pela Escola Virtual. O atendimento é realizado por professores voluntários, por meio de parceria com o Lions Clube Santa Maria Centro.   

Falta de elevador é queixa em shopping de Santa Maria

Segundo a secretária, a prefeitura também está em tratativas com o Colégio Marista Santa Marta para outros cursos gratuitos à população.

– Somos um dos únicos do Estado com essa parceria. Isso é muito bonito e demonstra a valorização pela cidade e o quanto as pessoas que precisam, principalmente, idosos sempre podem aprender – salienta Marta.

PARADOXO

Paradoxalmente, a iniciativa de inclusão digital, contrasta com o fato de a biblioteca seguir sem internet para pessoas que precisem ir ao local para pesquisas em geral. O serviço está suspenso desde o dia 18 de agosto, depois de um usuário ser flagrado assistindo vídeo pornográfico. Já os computadores que estavam instalados no térreo serão transferidos para o Centro Desportivo Municipal (CDM). Conforme a secretária, a intenção é que o serviço volte a ser disponibilizado, mas ainda sem data definida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Duas lancherias são assaltadas em menos de duas horas em Santa Maria 

Próximo

Homem esfaqueia mulher durante assalto à residência em Santiago

Geral