Bergacida, projeto de escola de Santa Maria, vence prêmio estadual de inovação

Igor Müller

Bergacida, projeto de escola de Santa Maria, vence prêmio estadual de inovação
Foto: divulgação

O Colégio Marista Santa Maria conquistou o primeiro lugar no Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. A instituição concorreu com o projeto “Bergacida – inseticida natural contra o mosquito da dengue”, na categoria Responsabilidade Social. O Instituto Tecbrasil de Educação e Tecnologia, de Caxias do Sul, ficou com o troféu Prata, e o Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, com o Bronze. A revelação dos vencedores ocorreu na noite da última sexta-feira, em evento no Teatro do Prédio 40 da PUC/RS, em Porto Alegre.Apelidado de bergacida, por utilizar a casca da bergamota em sua composição, a iniciativa surgiu em uma atividade da instituição que incentiva os alunos a desenvolverem projetos de iniciação científica. Com base em dados sobre a ocorrência da dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, e a partir de um apontamento sobre ingredientes comuns encontrados no cotidiano das famílias brasileiras, no caso, a bergamota, surgiu a ideia do experimento que resultou no inseticida natural.

Os resultados apontaram que o inseticida é eficaz no combate ao mosquito, pois elimina suas larvas e pupas. Além disso, o custo do produto é acessível e está muito abaixo de similares industrializados. O resultado foi tão relevante que foi apresentado para a Vigilância em Saúde do município e, depois disso, recebeu o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O trabalho foi orientado pela professora de Química Josiéli Siqueira. As alunas que trabalharam no desenvolvimento do projeto foram Ana de Souza, Anthônia Bellochio, Mariana Gadret e Valentina Fraga.

A premiação

O Prêmio do Sinepe/RS foi retomada neste ano, depois de dois anos suspenso em função da pandemia da Covid-19, com um novo formato: antes dividida em três premiações, tornou-se um prêmio único e passou a valorizar as iniciativas voltadas à inovação no ambiente escolar. Os trabalhos foram inscritos nas categorias Comunicação e Marketing, Estudante Protagonista, Gestão Institucional e Responsabilidade Social.

Ao todo, concorreram 85 projetos de 44 instituições de ensino particulares de todo o Estado, e 12 trabalhos estiveram na final.

Também da Região Central, o Colégio Medianeira, de Santiago, recebeu menção honrosa na categoria Gestão Institucional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana começa com sol, calor e ar seco, mas chuva retorna em dezembro Anterior

Semana começa com sol, calor e ar seco, mas chuva retorna em dezembro

Descubra UFSM espera público de 27 mil pessoas a partir de quinta Próximo

Descubra UFSM espera público de 27 mil pessoas a partir de quinta

Geral