Diário nos Bairros: Eleições 2016

Bairro Patronato quer melhores condições de trafegabilidade

Lizie Antonello

"

Lírios, Rosas, Miosótis, Hortências... Os nomes identificam as vias do Patronato. Mas, quando o assunto é o calçamento, as ruas do bairro não têm nada da beleza e da delicadeza das flores. É por isso que a maioria dos moradores ouvidos pela equipe do Diário quer manutenção do pavimento, que na maior parte é de pedra irregular, com buracos e ondulações.

Foto: Arte DSM

Leia todas as notícias da série "Diário nos Bairros: Eleições 2016"

O Patronato é conhecido por ter belas casas e moradores tradicionais. O bairro já foi bem maior em extensão, mas perdeu área para a criação do Noal, em 2006, com a nova divisão dos bairros da cidade. Também cedeu território para a ampliação do Nossa Senhora de Fátima e o novo Renascença. Atualmente, o Patronato tem pouco mais de um quilômetro quadrado e 2,5 mil habitantes. As más condições de conservação das vias são motivo de reclamação geral por parte de quem mora por lá.

Moradores do Noal querem ruas em melhores condições

– Todo o bairro é precário em relação às ruas. A Rua dos Cravos é uma delas. Faz 35 anos que moramos aqui e o que tem acontecido agora é que os próprios proprietários das casas, quando fazem alguma obra, colocam pedregulho ou brita (nos buracos) para ver se passa, porque os carros ou param aqui ou batem embaixo na hora de passar. Não é nem asfalto, o que pedimos é que o calçamento seja restabelecido – conta a enfermeira e professora Amarilis Floriano, 53 anos.

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Passo D'Areia quer mais segurança no bairro

A pior via do bairro, com certeza, é a Rua dos Miosótis. Ela liga a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho à Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas. O trecho mais a oeste é um misto de buraqueira, pedras soltas com remendos de terra que o deixa quase intransitável. Um integrante da Associação Comunitária que mora na rua e não quis dar um depoimento oficial diz que os problemas são históricos e que já fizeram diversos pedidos de melhorias à prefeitura. Está em andamento um processo de licitação para escolher a empresa que prestará os serviços de conserto em ruas de calçamento irregular na cidade.

Moradores do Caturrita querem saneamento para acabar com o esgoto em sangas e a céu aberto

É no Patronato que está o maior cemitério público da cidade, o Ecumênico Municipal, que gera muitas críticas por parte da população quanto à conservação. Além disso, é no bairro que está localizado o Pronto-Atendimento Municipal, que recebe pacientes de urgência e emergência de toda a cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Grave acidente na RSC-287 deixa cinco feridos em Santa Maria 

Próximo

239 litros de bebida e 300 kg de produto impróprio para consumo humano são apreendidos

Geral