A Asena (Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos) participou, no último final de semana, do Controle Nacional de Caiaque, realizado pela Confederação Brasileira da modalidade, no Lago Municipal Paulo Gorski, em Cascavel, no Paraná. Foram disputadas provas nas categorias cadetes, júnior e sênior, masculino e feminino, nas distâncias 1000, 500 e 200 metros, na embarcação K1 (individual).
O evento tem por objetivo avaliar o índice dos atletas brasileiros na canoagem velocidade. Serve como uma etapa do processo de avaliação previsto no Plano de Trabalho 2021, que busca definir os representantes do país em competições no exterior e também para montagem de Equipes Nacionais Permanentes.
Leia mais sobre Esportes
A Asena viajou ao Paraná com três atletas: Mariane dos Santos, João Almeida e Gustavo Silva, acompanhados pelo treinador e profissional de Educação Física, Givago Ribeiro. O destaque da equipe foi Gustavo Silva na categoria menor (14 anos). Ele fez o segundo melhor tempo nos 1000 metros da seletiva passando a postular futuras convocações para a seleção brasileira. Mariane do Santos ficou com o quarto lugar na prova dos 500 metros categoria sênior, e João Almeida fez o sexto melhor tempo na categoria júnior.
– Não tem sido fácil manter a motivação e o ritmo de treinos dos atletas na pandemia. Foram muitas interrupções nos treinamentos. Mesmo assim, conseguimos um resultado importante para a Asena com o Gustavo Silva, com grandes chances de voltar a ter um atleta de Santa Maria na seleção nacional. Não temos certezas dos próximos campeonatos. O calendário estadual também não foi confirmado, mas vamos preparar alguns atletas para o Campeonato Brasileiro previsto para setembro, também em Cascavel (PR) – avalia Givago Ribeiro, técnico da equipe.
O Controle Nacional teve a presença de canoístas da Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e São Paulo. (Com informações da Asena)