pela internet

Até o final do ano, análises de PPCIs devem ser totalmente online no Rio Grande do Sul

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)

No período da pandemia do novo coronavírus, em que quase tudo se converteu ao digital, o trabalho dos bombeiros de Santa Maria também terá mudanças. As atividades de segurança contra incêndio serão executadas por meio do Sistema Online de Licenciamento (SOL). Agora, as análises dos Planos de Prevenção Contra Incêndios (PPCIs) serão totalmente online.

Rua Riachuelo tem bloqueio total a partir deste sábado

A medida será válida em todo Rio Grande do Sul e deve ser implantada totalmente até o final do ano. Desde 2019, alguns planos já eram analisados digitalmente. São os casos de planos simplificados (aqueles de risco baixo ou médio) e Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (para locais de risco baixo e até 200 metros quadrados e dois pavimentos). Conforme o tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), a implementação é gradual em todo território gaúcho.

- O próximo passo para ser 100% online são aqueles planos mais complexos, que requerem plantas e memoriais. O responsável técnico vai cadastrar seu login no sistema, carregar os documentos e as plantas e vai enviar para o sistema. Aí vai ser analisado de forma online pelo Corpo de Bombeiros. O trabalho vai crescer ainda mais com essa centralização do sistema de PPCIs, garantindo mais agilidade para a população dos serviços já prestados - explica.

Mais de R$ 18 milhões serão investidos no Aeroporto de Santa Maria

O efetivo do 4º BBM recebeu tablets, computadores e impressoras portáteis para a execução dos serviços online. Os equipamentos foram bancados por meio de recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). A migração total para o meio digital também vai valer para cidades que não têm Corpo de Bombeiros militares. Na região, por exemplo, Júlio de Castilhos é atendida pelo 4º BBM, de Santa Maria.

- Nestas cidades, quando o proprietário ou o supervisor técnico for fazer o cadastro, conforme a região em que ele se encontra, a análise vai ser direcionada para o batalhão que cobre aquela cidade - ilustra Sallet.

Idosos com doenças associadas são as principais vítimas da Covid-19 na região

Além dos equipamentos eletrônicos, na quinta, também foram entregues 130 conjuntos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As entregas foram feitas em 2 de julho, última quinta-feira, dia em que é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro.

FUNDO
O Funrebom foi instituído por lei municipal para prover recursos para reequipamento, aprimoramento técnico-profissional, aquisição de material permanente, realização de estudos e vistoria em planos e sistemas técnicos de prevenção e combate a incêndio, construção e conservação de instalações da Organização de Bombeiro Militar, com sede em Santa Maria.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: o desafio de ajustar programação e tempo adequados das crianças na internet

Próximo

Com a pandemia, empresas e famílias precisam se reinventar na hora da comemoração

Geral