saneamento

Assinada ordem de serviço para ampliação da estação de esgoto de Santa Maria

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Joyce Noronha (Diário)
O prefeito Jorge Pozzobom (ao centro) assinou a ordem de serviçona manhã desta quinta-feira

Camobi está um passo mais perto de ter sua rede de saneamento. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Jorge Pozzobom, o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e o diretor de Expansão da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Júlio Hofer, assinaram a ordem para início da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).  

Obras do esgoto de Camobi devem ser concluídas só em 2023

Na obra serão investidos R$ 26 milhões pelo poder público e a licitação prevê a reformulação e ampliação do sistema de esgoto sanitário da cidade. Para o chefe do Executivo municipal, os transtornos com a obra serão recompensados no futuro, quando a ETE passar a ter capacidade de 500 litros por segundo, o que beneficiará 277 mil pessoas de Santa Maria.

- A gente sabe que obra incomoda e pedimos a compreensão de todos. A população precisa lembrar que agora é um transtorno, mas depois, de tudo pronto, vai ser uma melhoria enorme para a cidade - diz Pozzobom.

Atualmente, a estação instalada no Bairro Lorenzo, Região Sul de Santa Maria, tem capacidade de 260 litros por segundo. Assim, com a conclusão da obra, a capacidade irá quase dobrar. 

O projeto também prevê reformas da estrutura existente com modificação do sistema de aeração e elevação do esgoto bruto, além da implantação do módulo II para tratamento químico do esgoto doméstico.

Saiba como são escolhidos os professores corretores das redações do Enem

O engenheiro Juliano Locatelli representa a Traçado Construções, empresa que integra o consórcio com a DP Barros, responsável pela obra. O consórcio terá até 2023 para concluir o serviço. Locatelli acredita que, agora que a ordem foi assinada, a obra deva iniciar entre 15 a 40 dias.

Na tarde desta quinta-feira, uma comitiva da Corsan visitou a sede do Diário. Acompanhe em vídeo a entrevista do jornalista Deni Zolin com a gestora da Corsan em Santa Maria, Andréia Zanini, o diretor de Expansão, Júlio Hofer, e o superintendente da Corsan no Centro do Estado, José Epstein, sobre a obra de saneamento do Bairro Camobi.

AUMENTO NA ABRANGÊNCIA

O vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, reforçou que a média do tratamento de esgoto nas cidades gaúchas a é de 13%. Já em Santa Maria esse percentual aumenta consideravelmente e chega a 63%. Após a obra na Estação de Tratamento de Efluentes a capacidade passará para 80%.  

- Santa Maria é referência para o Estado na questão do tratamento do esgoto. Nós temos nesse município mais de 60% do esgoto é tratado. E com a obra esse percentual deverá subir a pouco mais de 80%. É um exemplo para todo o país.

Casos de abuso no Lar das Vovozinhas são investigados pelo Ministério Público

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Sobre verbas para a obra, Ranolfo afirma que dentro do acordo firmado, o Estado vai cumprir com sua parte.

PREFEITURA CEDE ÁREA PARA A CORSAN
Além de assinarem a ordem de serviço da da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), o prefeito Jorge Pozzobom aproveitou a oportunidade para assinar um decreto que permite à Corsan o uso, a título precário e gratuito, de uma área do Município para implantação da ETE no Bairro Presidente João Goulart.

A ação também faz parte da expansão do esgotamento sanitário na cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nova etapa da obra do esgoto de Camobi tem ordem assinada

Próximo

Trezena Móvel chega na penúltima noite nesta quinta-feira

Geral