Foto: Guilherme Brum (prefeitura, divulgação)
A prefeitura de Santa Maria assinou, na tarde desta quarta-feira (18), a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução da ponte na Rua Professor Fontoura Ilha, no Bairro Presidente João Goulart. O ato ocorreu no local da futura estrutura, na Vila Schirmer, e representa um investimento de R$ 710 mil. A antiga ponte foi destruída durante os eventos climáticos de 2024.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A nova estrutura terá 25 metros de comprimento e cinco metros de largura em concreto armado. Considerando as questões climáticas, o projeto utiliza fundações do tipo estaca raiz para garantir mais resistência a futuras cheias do Rio Vacacaí-Mirim. Como parte da execução da obra, será estabelecido o acesso temporário para os moradores.
– A assinatura desta ordem de serviço concretiza nosso compromisso com a segurança da região. Trabalhamos para captar os recursos e planejar uma estrutura definitiva, de concreto, que suporte as variações do rio. Mais do que refazer uma ponte, estamos garantindo que as famílias que dependem deste acesso diariamente voltem a transitar com tranquilidade e dignidade – destacou o prefeito Rodrigo Decimo (PSD).
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa, explicou que a obra é resultado de um trabalho técnico rigoroso com o objetivo de resistir a episódios de chuva severa. O cronograma prevê a execução no prazo de 10 meses.
No lugar da ponte destruída em 2024, foi executada uma estrutura provisória para que os moradores não ficassem ilhados. Entretanto, a passagem foi novamente danificada pelo desastre climático iniciado em 16 de junho de 2025, quando choveu mais que o dobro da média mensal em apenas quatro dias.
Os recursos para a execução da ponte são provenientes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A empresa vencedora da licitação é a FZ Construções, que tem 10 meses para a execução da estrutura.
Também estiveram presentes no ato de assinatura o secretário da Fazenda, Luiz Oliveira; a secretária de Governança, Carolina Lisowski; o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte; a secretária de Planejamento e Administração, Liana Ebling; o secretário de Urbanismo e Projetos, Guilherme Schneider; o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Pietro Júnior; e o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Marcelo Acosta. Ainda compareceram Fábio Fleck Borba, representando o Governo Federal; Fábio Zocolotto, da FZ Construtora; Iria Costa Comaretto, representando a comunidade; os vereadores Valdir Oliveira, Helen Cabral e Marcelo Bisogno e o deputado estadual Valdeci Oliveira.