Foram anunciados na manhã desta quinta-feira, 15, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, os vencedores do 64° Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo. Promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) a premiação tem 13 categorias profissionais e cinco universitárias. O santa-mariense Elias Ramires Monteiro e o colaborador do Diário, Carlos Henrique Iotti, competiam na categoria Charge e foram vencedores.
Neste ano, foram reconhecidas reportagens nas categorias impressa (geral), econômica, cultural, esportiva, em áudio, em vídeo, web e crônica. Também foram premiados trabalhos relacionados a planejamento gráfico nas variedades de arte, fotojornalismo e charge. Para a edição atual, em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre, a melhor reportagem relacionada ao aniversário da Capital também foi homenageada.
O 1º lugar na categoria Charge ficou com o santa-mariense Elias Ramires Monteiro, com a charge “Escola de Tiro”. Ela foi publicada na edição de novembro do jornal Primeira Classe, do sindicato dos professores municipais de Santa Maria. Já Carlos Henrique Iotti, de Caxias do Sul, ganhou o 2º lugar e Menção Honrosa na mesma categoria com as charges ‘Implante da homofobia’ e ‘Impresso e auditável’. Segundo o artista, que colabora com tirinhas do personagem Radicci na edição impressa do jornal, são duas charges políticas:
– A charge política mostra a resistência de um setor da imprensa, que somos nós, os chargistas, em um período político de muita polarização. Ela continua sendo uma força a favor da democracia.
As charges foram publicadas em um blog pessoal do artista, chamado Fumeta. Conforme Iotti, alguns jornais baniram a publicação das mesmas, temendo a reação de alguns grupos de leitores.
Leia todas as notícias