É fato: o ingresso ao curso de Medicina é o mais difícil e o mais concorrido não só na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas na maioria das instituições que oferecem a graduação no país inteiro. E uma novidade não muito boa fez com que muitos concorrentes a uma das 48 vagas oferecidas pela federal de Santa Maria, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), tornassem a dificuldade ainda maior.
Candidatos reclamam de exigência de nota mínima para concorrer às vagas de Medicina na UFSM
Pela primeira vez desde que aderiu ao programa, a instituição delimitou uma nota mínima para que o candidato pudesse concorrer às vagas. No caso da Medicina, os interessados precisavam ter feito média de 741 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota é considerada muito alta. A própria universidade já se manifestou e vai abrir um novo processo seletivo após o período de inscrições do Sisu, que se encerra na quinta-feira, para o preenchimento das vagas.
Os 43 cursos que oferecem vagas pelo Sisu na UFSM
Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a exigência foi causada por um problema no sistema de inscrição. O processo é criado por uma empresa privada e não permite alterações depois que o período de inscrições for aberto, para garantir a segurança da seleção. Diante disso, na manhã de ontem, a UFSM divulgou nota afirmando que, ao final do processo, caso sobrem vagas, elas serão disponibilizadas a quem tem pontuação menor do que a nota mínima exigida nesse momento.
Sisu supera 226 mil inscrições já no primeiro dia