Após dois anos, abertura da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto reúne grande público em São João do Polêsine

Arianne Lima

Após dois anos, abertura da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto reúne grande público em São João do Polêsine
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Após dois anos com programação virtual, a Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto volta a reunir público em São João do Polêsine. O primeiro dia do evento foi marcado por grande movimentação e a presença do sol. A expectativa da prefeitura de São João do Polêsine é de que 25 mil pessoas participem das festividades do distrito, que seguem até o próximo domingo.

Com o filho Javier de apenas 4 anos e a esposa, a engenheira agrônoma Julia Lorensi, 41, o professor universitário Luiz Felipe Diaz de Carvalho, 53, viajou de Santa Maria até Vale Vêneto. Ao chegar ao local, ele não conteve o sorriso.

– Depois de todos esses anos em casa, esse dia está maravilhoso. É um evento com uma experiência incrível. Então, tem que aproveitar – afirma Luiz Felipe.

Não foi só o público que ficou feliz com o retorno presencial. Com os produtos organizados nas bancas, o feirante Diego Kullmann, 26, (na foto) comemora a movimentação após dois anos afastado.

Gastronomia

Para a alegria de quem foi a Vale Vêneto neste domingo, o tradicional almoço italiano contou com sopa de ‘agnolini’, risoto, galeto, churrasco, pão e salada. Conforme a organização, mais de 1,2 mil ingressos foram vendidos neste primeiro dia de evento. O coordenador da Semana Cultural Italiana, Tomaz Bortoluzzi, explica que a expectativa para este ano é grande:

–Nós notamos a ansiedade das pessoas em virem a Vale Vêneto e se encontrarem. Aquela ansiedade de tirar a máscara do rosto e poder se abraçar, fazer um brinde. O pátio está cheio. Só temos gratidão a Deus por essa semana quente, com um dia de abertura maravilhosa. Então, esperamos servir a todos muito bem.

Nos demais dias, além de atrações musicais, a programação seguirá com os famosos jantares, que permitem ao público aproveitar as noites de bife à milanesa e de galeto vêneto.

História

A abertura também contou com um desfile intitulado ‘A história de quem fez a história com fé, trabalho, cultura emúsica’. Para representar a imigração italiana, 80 alunos do 1º ao 9º da Escola Estadual Padre Rafael Iop vestiram trajes típicos e elementos característicos da cultura.

–Estamos muito emocionadas e mais ainda de ver os nossos alunos participando, empolgados e felizes com o desfile – declara a diretora da instituição, Rejane Donato Bortoluzzi.

Junto a 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, iniciou o 37º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (FIIUFSM). O evento deve reunir alunos da instituição e professores do mundo todo em trocas de conhecimentos, oficinas e concertos abertos ao público.

Leia também

Bandas autorais de Santa Maria se apresentam na Concha Acústica neste domingoFestas e festivais movimentam este final de semana na Região CentralApesar de grande número de multas, controladores reduzem acidentes com lesões corporais

37ª Semana Cultural Italiana

Quando – De 24 a 31 de julhoOnde – Distrito de Vale Vêneto, São João do PolêsineQuanto – Os jantares italiano custam R$ 60 para adultos e R$ 30 para crianças de até 10 anos. As reservas devem ser feitas por telefone nos números (55) 3289-1096, (55) 3289-1130 e (55) 3289-1069. Horário de atendimento para reservas – Das 9h às 21h diariamenteForma de pagamento – Dinheiro, cheque e cartões. Não aceitam pix

Horário de vendas:

Almoço (apenas no dia 31) – A partir das 8h Jantares – A partir das 18h

Programação dos jantares (de 25 a 30 de julho)

Segunda (25), Terça (26), Quarta (27), Quinta (28) e Sexta (29) – A partir das 20h30min

Noite do bife à milanesa – Sopa de ‘agnolini’, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e saladaRecepção e animações – Musical Aquariu’s e show de Kiko Lemos (segunda), clássicos da música romântica italiana com Hélio Augusto e show de Fabiano La Falce (terça), Banda Municipal de Silveira Martins Newton Ceccil Guerino e show de Delcio Tavares (quarta), musical Aquariu’s e show com Sérgio Rosa e os quatro ventos (quinta), clássicos da música romântica italiana com Hélio Augusto e show de Inês Rizzardo (sexta)

Sábado – A partir das 20h30min

Noite do galeto vêneto – Sopa de ‘agnolini’, taliarin, galeto vêneto, costela de porco assada, pão e radici. Recepção e animação – Clássicos da música romântica italiana com Hélio Augusto e show de Ricardo Barros.

Programação de encerramento (domingo)

10h – Missa na igreja matriz, cantada por vários corais. Regência: Nei Beck e José Paulo Rorato12h – Almoço Italiano: sopa de ‘agnolini’, risoto, galero, churrasco, pão e salada14h – Encontro de corais e encerramento

37º Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM) – Programação artística*

Segunda-feira (25), Terça (26), Quarta (27), Quinta (28) e Sexta-feira (29)

12h – Concerto dos alunos do 37º FIIUFSM19h – Concerto dos professores

Sábado (30)

Vale Vêneto

12h – Concerto dos alunos do 37º FIIUFSM16h – Concerto da Orquestra Sinfônica do 37º FIIUFSM. Regência: Monte Belknap

Santa Maria (Theatro Treze de Maio)

19h – Concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Solistas: Heinz Schwebel (trompete) e Alan Woo (piano). Regência: João Batista Sartor.

Domingo (31)

20h – Concerto de encerramento do 37º FIIUFSM com a participação dos professores do festival. Local: Theatro Treze de Maio.

*Todos os concertos tem entrada franca

por Arianne Lima – [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Clownfusão” dá início à programação infantil de férias do Theatro Treze de Maio Anterior

“Clownfusão” dá início à programação infantil de férias do Theatro Treze de Maio

Claudemir Pereira: confira a lista atualizada de candidatos a deputado por Santa Maria Próximo

Claudemir Pereira: confira a lista atualizada de candidatos a deputado por Santa Maria

Geral