Após dois anos com programação virtual, a Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto volta a reunir público em São João do Polêsine. O primeiro dia do evento foi marcado por grande movimentação e a presença do sol. A expectativa da prefeitura de São João do Polêsine é de que 25 mil pessoas participem das festividades do distrito, que seguem até o próximo domingo.
Com o filho Javier de apenas 4 anos e a esposa, a engenheira agrônoma Julia Lorensi, 41, o professor universitário Luiz Felipe Diaz de Carvalho, 53, viajou de Santa Maria até Vale Vêneto. Ao chegar ao local, ele não conteve o sorriso.
– Depois de todos esses anos em casa, esse dia está maravilhoso. É um evento com uma experiência incrível. Então, tem que aproveitar – afirma Luiz Felipe.
Não foi só o público que ficou feliz com o retorno presencial. Com os produtos organizados nas bancas, o feirante Diego Kullmann, 26, (na foto) comemora a movimentação após dois anos afastado.
Gastronomia
Para a alegria de quem foi a Vale Vêneto neste domingo, o tradicional almoço italiano contou com sopa de ‘agnolini’, risoto, galeto, churrasco, pão e salada. Conforme a organização, mais de 1,2 mil ingressos foram vendidos neste primeiro dia de evento. O coordenador da Semana Cultural Italiana, Tomaz Bortoluzzi, explica que a expectativa para este ano é grande:
–Nós notamos a ansiedade das pessoas em virem a Vale Vêneto e se encontrarem. Aquela ansiedade de tirar a máscara do rosto e poder se abraçar, fazer um brinde. O pátio está cheio. Só temos gratidão a Deus por essa semana quente, com um dia de abertura maravilhosa. Então, esperamos servir a todos muito bem.
Nos demais dias, além de atrações musicais, a programação seguirá com os famosos jantares, que permitem ao público aproveitar as noites de bife à milanesa e de galeto vêneto.
História
A abertura também contou com um desfile intitulado ‘A história de quem fez a história com fé, trabalho, cultura emúsica’. Para representar a imigração italiana, 80 alunos do 1º ao 9º da Escola Estadual Padre Rafael Iop vestiram trajes típicos e elementos característicos da cultura.
–Estamos muito emocionadas e mais ainda de ver os nossos alunos participando, empolgados e felizes com o desfile – declara a diretora da instituição, Rejane Donato Bortoluzzi.
Junto a 37ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, iniciou o 37º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (FIIUFSM). O evento deve reunir alunos da instituição e professores do mundo todo em trocas de conhecimentos, oficinas e concertos abertos ao público.
Leia também
Bandas autorais de Santa Maria se apresentam na Concha Acústica neste domingoFestas e festivais movimentam este final de semana na Região CentralApesar de grande número de multas, controladores reduzem acidentes com lesões corporais
37ª Semana Cultural Italiana
Quando – De 24 a 31 de julhoOnde – Distrito de Vale Vêneto, São João do PolêsineQuanto – Os jantares italiano custam R$ 60 para adultos e R$ 30 para crianças de até 10 anos. As reservas devem ser feitas por telefone nos números (55) 3289-1096, (55) 3289-1130 e (55) 3289-1069. Horário de atendimento para reservas – Das 9h às 21h diariamenteForma de pagamento – Dinheiro, cheque e cartões. Não aceitam pix
Horário de vendas:
Almoço (apenas no dia 31) – A partir das 8h Jantares – A partir das 18h
Programação dos jantares (de 25 a 30 de julho)
Segunda (25), Terça (26), Quarta (27), Quinta (28) e Sexta (29) – A partir das 20h30min
Noite do bife à milanesa – Sopa de ‘agnolini’, risoto, galeto, bife à milanesa, pão e saladaRecepção e animações – Musical Aquariu’s e show de Kiko Lemos (segunda), clássicos da música romântica italiana com Hélio Augusto e show de Fabiano La Falce (terça), Banda Municipal de Silveira Martins Newton Ceccil Guerino e show de Delcio Tavares (quarta), musical Aquariu’s e show com Sérgio Rosa e os quatro ventos (quinta), clássicos da música romântica italiana com Hélio Augusto e show de Inês Rizzardo (sexta)
Sábado – A partir das 20h30min
Noite do galeto vêneto – Sopa de ‘agnolini’, taliarin, galeto vêneto, costela de porco assada, pão e radici. Recepção e animação – Clássicos da música romântica italiana com Hélio Augusto e show de Ricardo Barros.
Programação de encerramento (domingo)
10h – Missa na igreja matriz, cantada por vários corais. Regência: Nei Beck e José Paulo Rorato12h – Almoço Italiano: sopa de ‘agnolini’, risoto, galero, churrasco, pão e salada14h – Encontro de corais e encerramento
37º Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM) – Programação artística*
Segunda-feira (25), Terça (26), Quarta (27), Quinta (28) e Sexta-feira (29)
12h – Concerto dos alunos do 37º FIIUFSM19h – Concerto dos professores
Sábado (30)
Vale Vêneto
12h – Concerto dos alunos do 37º FIIUFSM16h – Concerto da Orquestra Sinfônica do 37º FIIUFSM. Regência: Monte Belknap
Santa Maria (Theatro Treze de Maio)
19h – Concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Solistas: Heinz Schwebel (trompete) e Alan Woo (piano). Regência: João Batista Sartor.
Domingo (31)
20h – Concerto de encerramento do 37º FIIUFSM com a participação dos professores do festival. Local: Theatro Treze de Maio.
*Todos os concertos tem entrada franca
por Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias