Eduardo Ramos
Desde às 11h desta terça, o Distrito Criativo Centro-Gare foi o palco para o Viva Santa Maria, evento em alusão aos 164 anos do Coração do Rio Grande que reuniu serviços de saúde pública, feiras de alimentos e artesanatos, mercado de arte, Brique da Vila Belga, praça de alimentação e atrações culturais, como shows e intervenções artísticas.
O zootecnista Toni Angel Zanini, um dos responsáveis por organizar as feiras que ocupam a Rua Coronel Ernesto Beck, aproveitou o movimento calmo para garantir a dose de imunização contra a gripe.
Além da vacina contra a influenza pessoas a partir dos 55 anos e crianças de 6 meses a 9 anos, o Viva Santa Maria teve autoteste de HIV, distribuição de preservativos, folders informativos e escovação de dentes para crianças.
— Coisa boa que esses serviços de saúde estejam disponíveis no evento. Já aproveitei para me vacinar. Além disso, o pessoal pode chegar a curtir as feiras que estamos reunindo, tem a Feirão Regional, a Feira Feito Por Mulheres e a Feira Artesã – comemorou Toni.
De casaco e capuz, o feirante Lorenzo Iop, de Nova Esperança do Sul, enfrentou o frio e o vento para participar do Viva Santa Maria e comercializar produtos coloniais. Mesmo com o movimento calmo no fim da manhã, Lorenzo já tinha vendido alguns produtos da banca:
— Agora de manhã já apareceram algumas pessoas, mas a expectativa é que o movimento cresça a tarde. Sabemos que esse frio pode atrapalhar um pouco.
E para driblar o frio, alguns expositores do Brique da Vila Belga, como a Jane Dias, moradora da vila e proprietário de um brechó, apostou na venda de quentão. A bebida típica de festas juninas atraiu muitos interessados.
— Não tem coisa melhor nesse frio que quentão. E o pessoal que está chega quase congelado e preparados para se aquecer com uma bebida quentinha – brinca Jane.
Na Gare, os brinquedos infláveis divertiram a criançada. A estudante Jéssica Marques trouxe as filhas Michaela Bortolussi, 8 anos, e Antonia Bortolussi, 4 anos, para prestigiar a festa. Já os irmãos Liz, 10 anos, e Raul Luft, 8, preferiram pintar os desenhos realizados pelo artista Jô Dias Xavier em um dos muros da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI). A atividade foi uma intervenção artística para as crianças se aproximarem das artes.
— Eu gosto de pintar e essa parede é bem grandona. Vai ser divertido – disse Liz.
Ao longo do Distrito Criativo Centro-Gare o show de artistas como Diogo Mello, Daiane Diniz foi também palco para artistas como Diogo Mello, Júnior Silveira, Conversa Fora e Daiane Diniz animaram o público.