Santa Maria

Ambiente mais seguro e próprio para festas é alternativa dos leitores para trotes universitários

"

Os crimes registrados na Praça Saturnino de Brito, no centro de Sana Maria, na semana que passou, coloca novamente na pauta da cidade o debate sobre os rumos da tradicional festa de calouros na volta às aulas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

"Ele me deu um soco na cabeça e o outro me mostrou um facão", conta jovem assaltada na Saturnino de Brito

Apesar do policiamento da Brigada Militar, no intervalo de quatro dias, uma jovem foi assaltada e agredida quando saía da festa com uma amiga e quatro jovens e um adolescente foram detidos por tráfico no local. Na madrugada de sábado, quando a festa já havia acabado, um jovem foi morto a tiros no local. E na madrugada do dia seguinte, um jovem foi assaltado e agredido. Além da violência, os moradores reclamam da sujeira, do cheiro de urina e do barulho no local. 

Bandidos agridem e roubam homem na Praça Saturnino de Brito

Ontem, o Diário perguntou aos leitores qual a opinião deles sobre a alternativa para resolver o problema e ter um ambiente seguro para a festa dos calouros. A solução, apontada pela maioria dos leitores que comentaram o assunto, seria transferir a festa para um local mais adequado. Clubes, ginásios e a própria UFSM estão entre os mais citados pelos leitores. A preocupação dos leitores é, em especial, com a segurança e o policiamento.

Confira o que disseram alguns dos leitores no post publicado no Facebook do Diário:

Em outros locais

"O que deveria ser feito era acabar com a festa ali na praça e fazer dentro da UFSM, em um salão fechado com revista e segurança."
Mauricio Hoch

"Para esses tipos de confraternização, o melhor é dentro da UFSM. Acho que seria o local ideal."
Vera Dutra

Em outros locais

"Por que a prefeitura não faz um evento destinado aos calouros, com bandas, shows e aluguel do espaço público na gare? Uma grande oportunidade de fazer um evento com várias atrações e ainda angariar fundos, com segurança e organização."
Juliano Luiz Tonetto

"Eles têm, sim, o direito de comemorar, mas não em praça e sim no Centro Desportivo ou Corintians. Aí poderiam fazer o que bem entender de diversão, sem incomodar o sossego alheio."
Claudia Do Amaral

"Os estudantes deveriam comemorar num clube e não nas praças."
Claudio Oliveira

"Tem que mudar o lugar das festas. Por exemplo, num lugar seguro para os estudantes, um lugar fechado para que não entrem marginais e dê sossego aos moradores do Centro."
Vera Ramos

Na Saturnino de Brito com mais segurança

"Pela hora do crime, aqueles estudantes que fizeram a festa não estavam mais ali. Porém, é de reforçar a importância de um local mais seguros e com policiamento. Ocorrerá que inocentes pagarão pelo descaso da segurança pública."
Fernanda Fer

"Primeiramente, praça sem boa iluminação e com galhos das árvores baixos não é praça e, sim, um ambiente aconchegante para coisas ilícitas!!! Portanto, iluminar, deixar como se fosse dia e podar as árvores levantando suas copas. Oferecer um ambiente adequado com uma identidade jovem "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Entregador de cigarros tem 123 milheiros roubados em Santa Maria

Próximo

Aos 48 anos, morre servidora da UFSM

Geral