Foto: Deise Fachin /
Divulgação/prefeitura Santa Maria
Para colocar em prática as ideias discutidas em sala de aula, alunos da Escola Municipal Perpétuo Socorro, em parceria de servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, realizaram o plantio de cerca de 400 mudas.
As plantas ornamentais, da variedade pingo de ouro - foram plantadas às margens do Arroio Cadena, no Bairro Perpétuo Socorro, em Santa Maria, na última sexta-feira. A iniciativa faz parte de um projeto que tem por objetivo preservar o meio ambiente e proteger um dos arroios mais emblemáticos do município.
A proposta de plantio partiu da união de dois projetos de sustentabilidade: o de uma servidora da Secretaria de Infraestrutura que estuda Paisagismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e dos alunos da escola, que colocam em prática o projeto apresentado na 1ª Mostra Científica Ecoinovar, que propôs melhorias no entorno da escola, melhorando a qualidade ambiental.
- Queremos plantar as mudas para criar uma cerca viva às margens do Cadena, protegendo o arroio e melhorando o ambiente - explicou a servidora municipal Luciane Eccel.
Já os professores e alunos da escola Perpétuo Socorro destacaram as ações da instituição voltadas à proteção do meio ambiente e à sustentabilidade. Para a Mostra Ecoinovar, os alunos haviam criado um projeto e, encontraram na parceria com a Secretaria de Infraestrutura a possibilidade de efetivar a proposta e ampliar suas ações junto à comunidade.
- Nós somos os modificadores do ambiente, seja de forma negativa ou positiva. Então, após detectarmos as necessidades, colocamos em prática nosso projeto de melhorias - disse a professora de Ciências Bryana D¿Avila.
INCENTIVO
- Podemos mudar nossa realidade, mas precisamos começar. E é isso o que estamos fazendo aqui, dando o primeiro passo - completou a também professora de Ciências da escola Silvana Ferraz.
O projeto da Escola Perpétuo Socorro foi um dos sete trabalhos selecionados para a 1ª Mostra Científica Ecoinovar, realizada paralelamente ao 6º Fórum Internacional Ecoinovar, da UFSM, no mês passado. Os estudantes levaram o conhecimento adquirido dentro das salas de aula para a universidade, apresentando ideias que destacam a importância das pequenas ações no cotidiano das comunidades onde cada instituição está inserida.
Para a primeira edição da mostra foram selecionados 13 trabalhos de escolas da Santa Maria - tanto de instituições públicas quanto privadas. A Perpétuo Socorro apresentou o trabalho Levantamento dos Problemas Ambientais ao Entorno da Escola Perpétuo Socorro Juntamente com Propostas de Melhorias da Qualidade Ambiental.
O projeto contou com a participação dos alunos, que orientaram os vizinhos da escola sobre problemas ambientais, colocaram faixas nas ruas e procuraram conscientizar sobre a importância de melhorar a qualidade ambiental da região. Os estudantes também criaram um compartimento em que, a partir de uma luz de laser, é possível ver os microrganismos que estão nas águas do Cadena.
*Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura