As fortes rajadas de vento da madrugada de sexta-feira deixaram milhares de moradores de Santa Maria sem luz. Conforme a AES Sul, na manhã de sexta-feira, pelo menos 3.600 clientes estavam sem energia elétrica na cidade.
Para solucionar os problemas, equipes foram deslocadas para diferentes locais, mas nem tudo foi resolvido a curto prazo. Na Rua Daudt, no bairro Passo D'Areia, conforme o morador Antônio Edilson da Veiga, cerca de 100 casas estavam sem luz desde a 1h30min, quando oito postes da rede elétrica caíram. Até as 17h, a situação permanecia a mesma
_ Tem uns 30 funcionários trabalhando aqui, o estrago foi grande, mas até agora nada de voltar a luz. Depois que retornar é que vamos ver o prejuízo _ afirma o morador que já teve a placa de um computador queimada após uma queda de luz durante outro temporal.
Na Rua Golfinhos, na Vila Pôr-do-Sol, moradores também seguiam sem sem energia. Lá, a luz caiu por volta das 6h de quinta-feira e, até o final da tarde, não havia retornado. No Distrito Industrial, no bairro Nova Santa Maria, cerca de 40 funcionários de um metalúrgica esperavam a manutenção da rede elétrica para poder retornar ao trabalho. A região estava desabastecida desde às 11h de quinta-feira.
Segundo a assessoria de imprensa da AES Sul, diversos pontos da cidade ficaram sem energia, devido aos ventos que passaram dos 80km/h, conforme a Estação Meteorológica do Grupo RBS. A previsão é que o serviço seja normalizado até o final desta noite.
_ A chuva que seguiu hoje (na sexta-feira) atrapalhou o andamento dos atendimentos, mas as equipes seguem trabalhando para restabelecer os clientes. A medida que o vento e a chuva diminuírem, os reparos recebem maior agilidade.