Foto: Nathália Schneider (Diário)
Quem tem 16 anos e vai votar pela primeira vez?
Em uma roda de colegas em frente à escola, ele foi o único que ergueu a mão. E ergueu tomado de orgulho e personalidade, sem nenhum constrangimento diante de outros adolescentes que se acotovelavam intimidados de serem abordados pela reportagem.
Para quem tem 17 ou 16 anos, como tem Adriano Chagas Bencke, o voto é facultativo. A importância deste público ir às urnas, porém, levou a fazer campanha, palestras e até tuitaço pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É que, no início do mês de março, o TSE divulgou que o Brasil tinha a menor participação de jovens de 16 a 18 anos no eleitorado brasileiro de toda a série histórica. A partir daí, criou-se um movimento de incentivo.
Artistas e influenciadores por todo país embarcaram na ideia e motivaram a confecção do título nesta faixa etária. O resultado se desdobrou em 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018. Somente em Santa Maria, Adriano e outros 1.849 eleitores integram essa estatística.
– Eu fiz o título no dia 3 de maio, quase no limite (para emissão). Acompanho e assisto bastante a movimentação eleitoral. Sempre me interessei bastante, mesmo sendo novo. Na pandemia, com a crise econômica e social do país, me interessei ainda mais. Estamos em um momento polarizado demais e seria uma omissão minha não fazer o título – argumenta o adolescente.
Aluno do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manuel Ribas, Maneco, celereiro de políticos, entre eles, o ex-governador Tarso Genro e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, Adriano parece deter um repertório cultural e político de quem acompanha o país há décadas. Ele credita o conhecimento à curiosidade pessoal, estar sempre bem informado acompanhando notícias e ter a convivência com pessoas que o incentivam a refletir e debater o tema. Aliás, ele, que pretende ingressar na faculdade de Economia, já sonha em fazer algum outro curso fora do país e, quem sabe um dia, lançar-se à vida pública e concorrer a algum cargo eletivo. Tempo pela frente e vontade de protagonizar não faltam ao adolescente.
Leia mais:
Confira todas as matérias sobre as Eleições 2022
PACTO SOCIAL
– Se tu queres democracia compareça a ela. E foi por isso que fiz o título. A democracia não é algo sólido, ela precisa ser fortalecida, protegida. Se não fizermos a nossa parte, a gente vai enfraquecê-la. É um pacto que a gente faz com a sociedade e defendê-la é ir votar, é estudar os candidatos, é ir às ruas para denunciar. E se a gente vê algo ruim de alguém, não dá para votar nesta pessoa. Vemos muitos políticos que estão no cargo há anos que não fizeram nada para mudar. Se o Brasil está com a democracia abalada, também é por causa deles e de quem os elegeu – analisa Adriano.
Antes de ir até a parada de ônibus e seguir até o Bairro Carolina, onde vive com a família, Adriano ainda comentou sobre o quanto o uso de redes sociais pode ser positiva para influenciar o público jovem e que o voto é um direito adquirido de poder escolher e assumir a responsabilidade – seja qual for – por essa escolha.
Volte para o início desta reportagem
Eleitorado de Santa Maria
Com recorde de eleitores aptos a votar nesta eleição – 208.727, Santa Maria tem um perfil semelhante ao do país: as mulheres predominam: são 113.161 do total dos 208.727 votantes, o equivalente a 54%. Já o número de homens alcança 95.566, correspondente a 46%.O número maior de eleitores se concentra na faixa etária de 35 a 39 anos: 20.102. De acordo com o perfil disponibilizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), chama a atenção a parcela de eleitores acima de 70 anos no município, idade a partir da qual o voto é facultativo, e reflete o cenário gaúcho. Recentemente, dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) apontaram um aumento na expectativa de vida da população. Somente entre a faixa de 95 e 99 anos, são 1.118 votantes e, acima de 100 anos, 434. Já na faixa de 70 até 79 anos, são 16.596 eleitores.
Ao total, a partir de 70 anos, Santa Maria registra 26.764 eleitores, um percentual bem considerado e que pode fazer a diferença para os candidatos. Isso porque, nas eleições de 2018, 10 dos 55 deputados eleitos à Assembleia Legislativa obtiveram menos de 26.764.
!function(e,i,n,s){var t="InfogramEmbeds",d=e.getElementsByTagName("script")[0];if(window[t]&&window[t].initialized)window[t].process&&window[t].process();else if(!e.getElementById(n)){var o=e.createElement("script");o.async=1,o.id=n,o.src="https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js",d.parentNode.insertBefore(o,d)}}(document,0,"infogram-async");Perfil do eleitor de Santa MariaInfogram