Adriano não quer ser omisso e vai às urnas aos 16 anos

Pâmela Rubin Matge

Adriano não quer ser omisso e vai às urnas aos 16 anos
No domingo, o brasileiro irá às urnas para escolher presidente, senador, governador e deputados federal e estadual. Santa Maria terá número recorde de eleitores aptos: 208.727. Entre eles, estão Adriano Bencke, 16 anos, e Esther Giuliani, 94. Mesmo não obrigados a votar devido à idade, ambos não abrem mão de exercer a cidadania.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Quem tem 16 anos e vai votar pela primeira vez?

Em uma roda de colegas em frente à escola, ele foi o único que ergueu a mão. E ergueu tomado de orgulho e personalidade, sem nenhum constrangimento diante de outros adolescentes que se acotovelavam intimidados de serem abordados pela reportagem.

Para quem tem 17 ou 16 anos, como tem Adriano Chagas Bencke, o voto é facultativo. A importância deste público ir às urnas, porém, levou a fazer campanha, palestras e até tuitaço pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É que, no início do mês de março, o TSE divulgou que o Brasil tinha a menor participação de jovens de 16 a 18 anos no eleitorado brasileiro de toda a série histórica. A partir daí, criou-se um movimento de incentivo.

Artistas e influenciadores por todo país embarcaram na ideia e motivaram a confecção do título nesta faixa etária. O resultado se desdobrou em 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018. Somente em Santa Maria, Adriano e outros 1.849 eleitores integram essa estatística.

– Eu fiz o título no dia 3 de maio, quase no limite (para emissão). Acompanho e assisto bastante a movimentação eleitoral. Sempre me interessei bastante, mesmo sendo novo. Na pandemia, com a crise econômica e social do país, me interessei ainda mais. Estamos em um momento polarizado demais e seria uma omissão minha não fazer o título – argumenta o adolescente.

Aluno do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manuel Ribas,  Maneco,  celereiro de políticos, entre eles, o ex-governador Tarso Genro e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, Adriano parece deter um repertório cultural e político de quem acompanha o país há décadas. Ele credita o conhecimento à curiosidade pessoal, estar sempre bem informado acompanhando notícias e ter a convivência com pessoas que o incentivam a refletir e debater o tema. Aliás, ele, que pretende ingressar na faculdade de Economia, já sonha em fazer algum outro curso fora do país e, quem sabe um dia, lançar-se à vida pública e concorrer a algum cargo eletivo. Tempo pela frente e vontade de protagonizar não faltam ao adolescente.

Leia mais:

Confira todas as matérias sobre as Eleições 2022

PACTO SOCIAL

– Se tu queres democracia compareça a ela. E foi por isso que fiz o título. A democracia não é algo sólido, ela precisa ser fortalecida, protegida. Se não fizermos a nossa parte, a gente vai enfraquecê-la. É um pacto que a gente faz com a sociedade e defendê-la é ir votar, é estudar os candidatos, é ir às ruas para denunciar. E se a gente vê algo ruim de alguém, não dá para votar nesta pessoa. Vemos muitos políticos que estão no cargo há anos que não fizeram nada para mudar. Se o Brasil está com a democracia abalada, também é por causa deles e de quem os elegeu – analisa Adriano.

Antes de ir até a parada de ônibus e seguir até o Bairro Carolina, onde vive com a família, Adriano ainda comentou sobre o quanto o uso de redes sociais pode ser positiva para influenciar o público jovem e que o voto é um direito adquirido de poder escolher e assumir a responsabilidade – seja qual for – por essa escolha.

Volte para o início desta reportagem

Eleitorado de Santa Maria

Com recorde de eleitores aptos a votar nesta eleição – 208.727, Santa Maria tem um perfil semelhante ao do país: as mulheres predominam: são 113.161 do total dos 208.727 votantes, o equivalente a 54%. Já o número de homens alcança 95.566, correspondente a 46%.O número maior de eleitores se concentra na faixa etária de 35 a 39 anos: 20.102. De acordo com o perfil disponibilizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), chama a atenção a parcela de eleitores acima de 70 anos no município, idade a partir da qual o voto é facultativo, e reflete o cenário gaúcho. Recentemente, dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) apontaram um aumento na expectativa de vida da população. Somente entre a faixa de 95 e 99 anos, são 1.118 votantes e, acima de 100 anos, 434. Já na faixa de 70 até 79 anos, são 16.596 eleitores.

Ao total, a partir de 70 anos, Santa Maria registra 26.764 eleitores, um percentual bem considerado e que pode fazer a diferença para os candidatos. Isso porque, nas eleições de 2018, 10 dos 55 deputados eleitos à Assembleia Legislativa obtiveram menos de 26.764.

!function(e,i,n,s){var t="InfogramEmbeds",d=e.getElementsByTagName("script")[0];if(window[t]&&window[t].initialized)window[t].process&&window[t].process();else if(!e.getElementById(n)){var o=e.createElement("script");o.async=1,o.id=n,o.src="https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js",d.parentNode.insertBefore(o,d)}}(document,0,"infogram-async");Perfil do eleitor de Santa MariaInfogram

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem fica ferido após incêndio em restaurante no campus da UFSM Anterior

Jovem fica ferido após incêndio em restaurante no campus da UFSM

Esther, aos 94 anos, uma convicta do voto Próximo

Esther, aos 94 anos, uma convicta do voto

Geral