Ações de vacinação contra a poliomielite ocorrem neste sábado em Santa Maria

Arianne Lima

Ações de vacinação contra a poliomielite ocorrem neste sábado em Santa Maria
Para aumentar os índices de cobertura vacinal, a campanha de vacinação contra a poliomielite deve contar com novas ações em Santa Maria. Neste sábado (8), os locais escolhidos são a Praça Saldanha Marinho, no Bairro Centro e a sede campeira do CTG Sentinela da Querência, no Bairro Camobi. Nas oportunidades, crianças de um a quatro anos irão receberem a gotinha contra a paralisia infantil.

A prefeitura ainda prevê a realização de ações na quarta-feira (12). Desta vez, na Creche Estação dos Ventos, no Km 3, na Associação Comunitária Tancredo Neves, no Bairro Tancredo Neves e na área verde do Alto da Boa Vista. Além dessas iniciativas, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde, em dias e horários variados.

Sábado (8)

Das 10h às 13h, na Praça Saldanha MarinhoDas 14h às 16h30min, na sede campeira do CTG Sentinela da Querência, Bairro Camobi

Quarta-feira (12)

Das 10h ao meio-dia, na Creche Estação dos Ventos, no Km 3Das 14h às 17h, na Associação Comunitária Tancredo Neves, na Vila Jardim (Beco do Beijo) e na área verde do Alto da Boa Vista

Poliomielite

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa que acomete os músculos e articulações. A transmissão pode ocorrer por gotículas ao tossir, espirrar ou falar, assim como na ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas infectadas. Em mais de 90% dos casos, a infecção não é visível e o período de incubação pode levar de sete a até 30 dias.

Entre 1968 e 1989, mais de 26 mil casos da doença foram registrados no país. Após este período, o Brasil recebeu o certificado de erradicação do vírus. Entretanto, em 2015, o país voltou a aparecer na lista de locais com possibilidade de reintrodução da poliomielite, devido aos baixos índices de cobertura vacinal.

Possível caso

Nesta quinta-feira (6), a Secretaria de Saúde do Pará divulgou o resultado positivo para o vírus em uma criança de três anos, moradora do município de Santo Antônio do Tauá, que havia sido diagnosticada previamente com Paralisia Flácida Aguda (PFA).

No dia 21 de agosto, a criança teria apresentado febre, mialgia (dor de cabeça) e quadro de PFA com comprometimento e redução motora nos membros inferiores. Após um dos responsáveis ir a uma unidade de Saúde e informar sobre o caso, uma coleta de fezes foi realizada no dia 16 de setembro. O material foi encaminhado ao Laboratório do Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).

nformações preliminares dão conta de a criança estaria com a imunização incompleta contra a doença. Conforme o Programação Nacional de Imunizações (PNI), as doses contra a poliomielite devem ser aplicados das seguintes formas, de acordo com a idade:

Vacina Poliomielite inativada (VIP)

Dose – 0,5 ml via intramuscularEsquema previsto – Três doses (aos 2, 4 e 6 meses)

Vacina Poliomielite atenuada (VOP)

Dose – Duas gotas, por via oral e em gotinhaEsquema – Reforço aplicado aos 15 meses de idade e aos 4 anos

Arianne Lima – [email protected]

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a programação do Museu de Arte de Santa Maria (Masm) para outubro Anterior

Confira a programação do Museu de Arte de Santa Maria (Masm) para outubro

Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos Próximo

Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos

Geral