Ação de vacinação contra a poliomielite ocorre neste sábado na Praça Saldanha Marinho

Eduarda Paz

Ação de vacinação contra a poliomielite ocorre neste sábado na Praça Saldanha Marinho
Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Com o intuito de aumentar os índices de cobertura vacinal contra a paralisia infantil, neste sábado (08), durante às 10h até as 13h, a Secretaria Municipal de Saúde organizou tendas na Praça Saldanha Marinho, com profissionais da saúde e voluntários, como do Esquadrão da Alegria, para compor a ação. Crianças de um a quatro anos receberam as duas gotinhas, e no mesmo local, também estava ocorrendo a vacinação contra a Covid-19, para crianças e o público geral.

Conforme a secretária adjunta de Saúde do município, Ana Paula Seerig, 44 anos, a campanha teve bastante adesão por parte do público, e perto do final da ação já tinham conseguido vacinar contra a poliomielite mais de 50 crianças:

– A ideia da iniciativa é que possamos atingir o maior número de pessoas possíveis, em horários diferentes também, para oportunizar o acesso. Vale lembrar que é uma vacina, que faz parte do calendário de imunização normal, por isso está disponível nas unidades básicas de saúde também.

Campanha

A poliomielite é uma doença contagiosa que acomete os músculos e articulações. A transmissão pode acontecer por gotículas ao tossir, espirrar ou falar, assim como na ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas infectadas. Em mais de 90% dos casos, a infecção não é visível e o período de incubação pode levar de sete a até 30 dias. Devido aos baixos índices de cobertura vacinal, a doença, que já havia sido considerado erradicada no país, começa a apresentar a possibilidade de reintrodução no Brasil.

Foto: Nathália Schneider (Diário). Ivana Lazzarin e os filhos Lívia e Nicolas

Por isso, campanhas para incentivar os pais a vacinarem os filhos, estão ocorrendo desde setembro na cidade, comenta a secretária adjunta de Saúde. A dona de casa, Ivana Lazzarin, 40 anos, levou os dois filhos, Lívia, 3 anos e meio, e Nicolas, 1 anos e meio. Ela ficou sabendo da ação pelas mídias sociais, porque acaba monitorando mutirões assim, como o deste sábado (08). Nicolas recebeu a vacina contra a paralisia infantil, já Lívia, além das duas gotinhas, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Foto: Nathália Schneider (Diário). Voluntários do Esquadrão da Alegria, a palhaça doutora Mingau (à partir da esq.); doutor Resmo, doutora Xereta e doutora Fofurinha.

Com o Esquadrão da Alegria para animar as tendas da ação, com os palhaços doutores Resmo (Empresário, Flávio Flores, 31 anos), Xereta (Funcionária Pública, Nisete Fontana, 50), Mingau (Farmacêutica, Mara Godói, 36) e Fofurinha (Pedagoga, Vivian Pinto, 31). Os doutores da alegria, levaram desenhos, brinquedos e fizeram várias bolhas de sabão para chamar a atenção das crianças que passavam pela Praça com os familiares, para incentivar a imunização.

– O Esquadrão da Alegria é um grupo de voluntários que atua em hospitais, para modificar um pouco o ambiente e levar alegria aos pacientes internados. Então, estamos presentes na campanha para aumentar a adesão da vacinação, de uma doença que já havia sido erradicada. Por isso, são muito importante essas ações – relata a Nisete Fontana (doutora Xereta)

O Arthur Machado, 4 anos, pediu para a profissional da saúde que lhe deu as gotinhas, o sabor abacaxi. Depois de imunizado, ele recebeu um adesivo da campanha que colou na blusa com estampa do Capitão América e contou que colorir os desenhos trazidos pelo Esquadrão da Alegria. Além disso, Arthur disse que as outras crianças precisam vacinar-se também, como ele.

Foto: Nathália Schneider (Diário). Arhtur Machado, 4 anos, tomando as gotinhas contra a paralisia infantil

Próximas ações

Outras ações da campanha contra a poliomielite vão ocorrer em Santa Maria. Na parte da tarde, deste sábado (08), o mutirão vai ser na sede campeira do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Querência, no Bairro Camobi, das 14h às 16h30min.

No dia das crianças, quarta-feira (12)

Das 10h ao meio-dia, na Creche Estação dos Ventos, no Km 3Das 14h às 17h, na Associação Comunitária Tancredo Neves, na Vila Jardim (Beco do Beijo) e na área verde do Alto da Boa Vista

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria Soldiers perde para o Timbó Rex e deixa escapar o título da Conferência Sul do Campeonato Brasileiro Anterior

Santa Maria Soldiers perde para o Timbó Rex e deixa escapar o título da Conferência Sul do Campeonato Brasileiro

Escola Walter Jobim inicia a programação da semana da criança com interação com cachorros do BP Choque e brincadeiras Próximo

Escola Walter Jobim inicia a programação da semana da criança com interação com cachorros do BP Choque e brincadeiras

Geral