Com o intuito de aumentar os índices de cobertura vacinal contra a paralisia infantil, neste sábado (08), durante às 10h até as 13h, a Secretaria Municipal de Saúde organizou tendas na Praça Saldanha Marinho, com profissionais da saúde e voluntários, como do Esquadrão da Alegria, para compor a ação. Crianças de um a quatro anos receberam as duas gotinhas, e no mesmo local, também estava ocorrendo a vacinação contra a Covid-19, para crianças e o público geral.
Conforme a secretária adjunta de Saúde do município, Ana Paula Seerig, 44 anos, a campanha teve bastante adesão por parte do público, e perto do final da ação já tinham conseguido vacinar contra a poliomielite mais de 50 crianças:
– A ideia da iniciativa é que possamos atingir o maior número de pessoas possíveis, em horários diferentes também, para oportunizar o acesso. Vale lembrar que é uma vacina, que faz parte do calendário de imunização normal, por isso está disponível nas unidades básicas de saúde também.
Campanha
A poliomielite é uma doença contagiosa que acomete os músculos e articulações. A transmissão pode acontecer por gotículas ao tossir, espirrar ou falar, assim como na ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas infectadas. Em mais de 90% dos casos, a infecção não é visível e o período de incubação pode levar de sete a até 30 dias. Devido aos baixos índices de cobertura vacinal, a doença, que já havia sido considerado erradicada no país, começa a apresentar a possibilidade de reintrodução no Brasil.
Foto: Nathália Schneider (Diário). Ivana Lazzarin e os filhos Lívia e Nicolas
Por isso, campanhas para incentivar os pais a vacinarem os filhos, estão ocorrendo desde setembro na cidade, comenta a secretária adjunta de Saúde. A dona de casa, Ivana Lazzarin, 40 anos, levou os dois filhos, Lívia, 3 anos e meio, e Nicolas, 1 anos e meio. Ela ficou sabendo da ação pelas mídias sociais, porque acaba monitorando mutirões assim, como o deste sábado (08). Nicolas recebeu a vacina contra a paralisia infantil, já Lívia, além das duas gotinhas, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Foto: Nathália Schneider (Diário). Voluntários do Esquadrão da Alegria, a palhaça doutora Mingau (à partir da esq.); doutor Resmo, doutora Xereta e doutora Fofurinha.
Com o Esquadrão da Alegria para animar as tendas da ação, com os palhaços doutores Resmo (Empresário, Flávio Flores, 31 anos), Xereta (Funcionária Pública, Nisete Fontana, 50), Mingau (Farmacêutica, Mara Godói, 36) e Fofurinha (Pedagoga, Vivian Pinto, 31). Os doutores da alegria, levaram desenhos, brinquedos e fizeram várias bolhas de sabão para chamar a atenção das crianças que passavam pela Praça com os familiares, para incentivar a imunização.
– O Esquadrão da Alegria é um grupo de voluntários que atua em hospitais, para modificar um pouco o ambiente e levar alegria aos pacientes internados. Então, estamos presentes na campanha para aumentar a adesão da vacinação, de uma doença que já havia sido erradicada. Por isso, são muito importante essas ações – relata a Nisete Fontana (doutora Xereta)
O Arthur Machado, 4 anos, pediu para a profissional da saúde que lhe deu as gotinhas, o sabor abacaxi. Depois de imunizado, ele recebeu um adesivo da campanha que colou na blusa com estampa do Capitão América e contou que colorir os desenhos trazidos pelo Esquadrão da Alegria. Além disso, Arthur disse que as outras crianças precisam vacinar-se também, como ele.
Foto: Nathália Schneider (Diário). Arhtur Machado, 4 anos, tomando as gotinhas contra a paralisia infantil
Próximas ações
Outras ações da campanha contra a poliomielite vão ocorrer em Santa Maria. Na parte da tarde, deste sábado (08), o mutirão vai ser na sede campeira do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Querência, no Bairro Camobi, das 14h às 16h30min.
No dia das crianças, quarta-feira (12)
Das 10h ao meio-dia, na Creche Estação dos Ventos, no Km 3Das 14h às 17h, na Associação Comunitária Tancredo Neves, na Vila Jardim (Beco do Beijo) e na área verde do Alto da Boa Vista
Leia todas as notícias