No último final de semana antes do Natal, o calor deu uma trégua para as pessoas saírem às compras. O centro de Santa Maria estava movimentado neste sábado (17), com famílias que não quiseram deixar para última hora a escolha dos presentes, como brinquedos, roupas e livros infantis.
A estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) é que a data tenha um incremento de pelo menos 10% na comparação com 2021 e movimente no setor, cerca de R$ 5,4 bilhões.
Percorrendo a Rua do Acampamento atrás dos pedidos natalinos estava a auxiliar de compras Kaeny Albernaz, 27 anos. Ela fez garantiu presentes para a família toda, pai, mãe, irmão, sogra e por aí vai. Além disso, Kaeny gostou bastante dos preços que encontrou:
– Comprei calçados, um kit de cerveja, uma blusa de anime para meu irmão e claro brinquedos para as crianças. Achei bem movimentado, para os lojistas é ótimo. Já trabalhei no comércio e hoje está bem bom para as vendas.
Assim como a auxiliar de compras, a estudante de pós-doutorado Nathalie Kessler, 36 e a filha Olivira, 4, aproveitaram o último final de semana para fazer as últimas compras:
– Foi difícil achar vaga de carro para estacionar, bastante movimento mesmo, uma loucura. Ainda bem que o clima colaborou e hoje não está muito quente para caminhar. Estamos só começando as compras agora, já entramos em loja de calçados e de roupas e, por enquanto, os preços estão bons – conta Nathalie.
Tradições natalinas como o amigo secreto
Conforme a pequena Maria Clara Monti, 10 anos, que saiu com a avó, a professora aposentada Esther Borges Monti, 67, as lojas estão com diversas opções para presentes de amigo secreto:– Ainda não comprei meu presente, mas vou ganhar uma garrafa da minha avó e um estojo, vamos caminhar para procurar mais um pouco
A loja Ônix Multicoisas, com artefatos místicos como pedras, incensos, bruxinhas, e vários objetos para enfeitar a casa, estava com um grande fluxo de consumidores na manhã de sábado. Conforme uma das proprietárias Francieli Raminelli Volpato, 33, os últimos dias antes do Natal estão bem corridos, mas ao mesmo tempo muito bons:
– O que mais têm saído são produtos personalizados, temos chaveiros, canecas, taças e até mesmo agendas, já para os consumidores prepararem-se para 2023.
A tradição do amigo secreto de final de ano é costume entre diversas famílias, empresas e amigos. Um dos presentes que mais faz sucesso nas listas de desejos são os livros. De acordo com o gerente da Athena Livraria do Centro, Bruno Garcia, 37, o movimento começou a melhorar, o mês de dezembro, em comparação com outros, foi um pouco mais lento nas vendas:
– Mas acontece de o pessoal começar a vir mesmo na última semana antes do Natal. Hoje o movimento está bom. Vamos abrir amanhã – domingo – das 14h às 20h. A procura é intensa, em especial, para as crianças, livros infantis estão saindo bastante – relata Bruno.
Como dica de presente, o gerente da Athena Livraria do Centro recomendou o livro Flores para Algernon do autor norte-americano Daniel Keyes. Já o supervisor da loja Chrístopher Cardozo, 27 anos, deixou como dica o livro Os Supridores, do autor brasileiro José Falero.
Gerente da Athena Livraria do Centro, Bruno Garcia Supervisor da Athena Livraria do Centro, Chrístopher Cardozo
Crianças vão às compras
O estudante Guilherme do Nascimento, 9, saiu às compras acompanhado da família para buscar além de um presente de Natal, o pedido de aniversário. Ele vai fazer 10 anos nesta segunda-feira (19).
– Eu quero comprar uma airsoft – arminha de brinquedo – ainda estamos procurando.
O fã do Batman e estudante Eduardo Dias Chaves, 7, saiu para comprar chocolate para os familiares:
– Ainda não decidi o que eu quero, mas hoje eu vou decidir. Vamos agora em outras lojas procurar mais presentes.
Os pequenos Eduardo e Guilherme desejaram um feliz Natal para todos e estavam bem animados com a caça aos presentes na época mais encantada do ano.
Leia todas as notícias