
Registro de 2013 do mirante da barragem de Dona Francisca, em Caemborá, Nova Palma. Ela é uma das que estão em nível de alerta.
A última atualização do Governo Federal, publicado por volta das 18h desta quinta-feira (23), contabiliza as barragens que estão com anomalias. Entre os dados, aparecem sete barragens, dos municípios de Nova Palma, São Martinho da Serra, Jaguari e Quevedos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nenhuma da região está na categoria mais perigosa – o nível de emergência, com risco de ruptura iminente. Mas há, sim, no nível de alerta – quando as anomalias representam risco à segurança da barragem. Veja a lista de todo o Estado aqui.
Atenção às barragens da Região
Nível de Alerta – Quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança:
- PCH Salto do Guassupi, em São Martinho da Serra (Aneel)
- Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra (Sema)
- UHE Dona Francisca, em Nova Palma (Aneel)
Nível de Atenção – Quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo:
- PCH Furnas do Segredo, em Jaguari (Aneel)
- PCH Quebra Dentes, em Quevedos (Aneel)
- PCH Cachoeira Cinco Veados, em São Martinho da Serra (Aneel)
- PCH Rincão de São Miguel, em Quevedos (Aneel)
*Dados coletados na quarta-feira pelas Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Leia mais: