Santa Maria decreta situação de emergência devido às fortes chuvas

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Santa Maria decreta situação de emergência devido às fortes chuvas

Fotos: Samuel Marques (PMSM/Divulgação)

O decreto de emergência foi assinado pelo prefeito Rodrigo Decimo no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), na noite desta quarta-feira (18).

O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), assinou, na noite de quarta-feira (18), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), o Decreto Executivo nº 63, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pelas fortes chuvas desde segunda-feira (16).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

— Tivemos um acumulado muito grande de chuvas no município, mas nossas equipes da Defesa Civil agiram de forma rápida para atender aos chamados. Estamos monitorando as áreas de risco e organizamos para acolher até 50 pessoas no Centro Desportivo Municipal (CDM). Continuamos com as nossas ações de desassoreamento e limpeza dos rios e dos arroios. O decreto nos permite uma maior celeridade para enfrentarmos mais essa situação delicada na nossa cidade — afirma o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, acompanhado da secretária de Governança, Carolina Lisowiski e do secretário de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson das Neves.

Por conta do alto volume de chuva, vias, pontes e estradas do município foram bloqueadas. Além disso, as rodovias federais e estaduais que ligam Santa Maria a outras regiões do Estado estão com bloqueios parciais ou totais, devido a problema na infraestrutura de pontes ou pela elevação do nível dos rios.

Levantamento da Defesa Civil realizado nesta quarta-feira contabiliza cerca de 180 ocorrências atendidas, sendo a maioria por alagamentos em residências. Foram 191 famílias afetadas até o momento e cinco famílias foram acolhidas no abrigo do CDM.

A assinatura do decreto possibilita o Executivo a fortalecer e agilizar ações para mitigar os prejuízos sociais, habitacionais e de infraestrutura causados pelas chuvas em Santa Maria, além de buscar auxílios com o governo estadual e federal. O decreto entra em vigor na data da publicação, que tem validade de 180 dias.


Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira os 10 pontos que exigem atenção do condutor em Santa Maria nesta quinta-feira Anterior

Confira os 10 pontos que exigem atenção do condutor em Santa Maria nesta quinta-feira

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em Santa Maria e outras 5 notícias Próximo

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em Santa Maria e outras 5 notícias

Geral