
Fotos: Samuel Marques (PMSM/Divulgação)
O decreto de emergência foi assinado pelo prefeito Rodrigo Decimo no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), na noite desta quarta-feira (18).
O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), assinou, na noite de quarta-feira (18), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), o Decreto Executivo nº 63, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pelas fortes chuvas desde segunda-feira (16).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
— Tivemos um acumulado muito grande de chuvas no município, mas nossas equipes da Defesa Civil agiram de forma rápida para atender aos chamados. Estamos monitorando as áreas de risco e organizamos para acolher até 50 pessoas no Centro Desportivo Municipal (CDM). Continuamos com as nossas ações de desassoreamento e limpeza dos rios e dos arroios. O decreto nos permite uma maior celeridade para enfrentarmos mais essa situação delicada na nossa cidade — afirma o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, acompanhado da secretária de Governança, Carolina Lisowiski e do secretário de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson das Neves.
Por conta do alto volume de chuva, vias, pontes e estradas do município foram bloqueadas. Além disso, as rodovias federais e estaduais que ligam Santa Maria a outras regiões do Estado estão com bloqueios parciais ou totais, devido a problema na infraestrutura de pontes ou pela elevação do nível dos rios.
Levantamento da Defesa Civil realizado nesta quarta-feira contabiliza cerca de 180 ocorrências atendidas, sendo a maioria por alagamentos em residências. Foram 191 famílias afetadas até o momento e cinco famílias foram acolhidas no abrigo do CDM.
A assinatura do decreto possibilita o Executivo a fortalecer e agilizar ações para mitigar os prejuízos sociais, habitacionais e de infraestrutura causados pelas chuvas em Santa Maria, além de buscar auxílios com o governo estadual e federal. O decreto entra em vigor na data da publicação, que tem validade de 180 dias.
Leia também
- Dois municípios no centro do Estado decretam situação de calamidade pública; confira o cenário na região
- "Estamos enfrentando uma das maiores cheias da história do nosso município", afirma prefeito de Jaguari
- Comando Rodoviário da Brigada Militar orienta que população evite deslocamentos durante o feriado devido às chuvas intensas