Paraíso do Sul decreta situação de emergência por causa das chuvas

Paraíso do Sul decreta situação de emergência por causa das chuvas

Foto: Prefeitura de Paraíso do Sul (Divulgação)

Mais um município da região decretou situação de emergência em decorrência das chuvas que atingiram o Estado na última quinta (8) e sexta-feira (9): Paraíso do Sul. O anúncio foi oficializado pela prefeitura na tarde de terça-feira (13).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o texto do decreto, grande parte dos prejuízos foi registrada na malha viária da cidade, incluindo asfalto das ruas, pontes que ficaram danificadas, bueiros que estouraram. Não há um valor estipulado para as perdas. Segundo o prefeito Claiton Muller (Partido Progressistas), a Emater está contabilizando os estragos no setor agrícola.


Ainda conforme o prefeito, a cabeceira da ponte que liga Paraíso do Sul a Novo Cabrais rachou com a força da água e, com isso, está interditada. Para que o trânsito não seja afetado, foi feito um desvio provisório, liberado para todos os tipos de veículos.


Ponte que faz ligação entre Paraíso do Sul e Novo CabraisFoto: Prefeitura de Paraíso do Sul (Divulgação)


– Na manhã desta quarta-feira (14), estivemos eu, o prefeito de Novo Cabrais, Leodegar Rodrigues, além dos engenheiros dos dois municípios, para avaliar a situação da ponte, que não tem condições de ser utilizada. Neste caso, nosso objetivo será construir uma nova ponte. A ligação entre os dois municípios é feita também pela RSC-287. Com isso, a ligação entre as cidades não chegou a ser comprometida – conta Muller.


A cabeceira da ponte da Vila Paraíso, que dá acesso a Linha Néri, também foi levada pela água, segundo o prefeito. As obras já iniciaram no local.

Foto: Prefeitura de Paraíso do Sul (Divulgação)


Todas as informações estão sendo apuradas e serão incluídas no relatório feito pelo município para o encaminhamento à Defesa Civil Estadual. O próximo passo é aguardar pela homologação do decreto.


Três municípios da região decretaram situação de emergência

Até o momento, três cidades da região decretaram situação de emergência: Faxinal do Soturno, Jaguari e Paraíso do Sul. 


Segundo a BaroClima Meteorologia, Faxinal do Soturno registrou mais de 211 milímetros de chuva no intervalo de 48 horas. Além do grande volume de chuva, casas ficaram alagadas e vias de acesso à cidade ficaram bloqueadas. A ponte provisória da ERS-348, entre Faxinal e Ivorá, sobre o Rio Guarda Mor, foi levada pela água. 


Na segunda-feira, por meio das redes sociais, a prefeitura informou que uma equipe do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) esteve no município para a análise do trabalho de recuperação a ser realizado no local. Conforme o texto, a reconstrução deve ser iniciada assim que o nível do rio baixar. Segundo Moro, não há previsão de liberação do trânsito no trecho. Com isso, para ter acesso às comunidades de Sítio Alto, Sítio dos Mellos e ao município de Ivorá, é necessário fazer o trajeto pela Rota do Sol. 



Já em Jaguari, choveu 224 mm entre quinta e sexta, quantidade que ultrapassou em 100% a média esperada para o mês. Como consequência, o Rio Jaguari ultrapassou a marca de 9 metros e 90 centímetros. Localidades ficaram isoladas e o município decretou situação de emergência no último sábado (10). De acordo com a prefeitura, "a medida se faz necessária devido aos danos significativos em estradas, pontilhões, lavouras, pastagens, além do deslocamento de famílias e interrupção de serviços essenciais, como o transporte escolar e atendimento de saúde. Com o decreto, o município poderá agilizar ações de resposta, reconstrução e assistência às famílias afetadas, além de buscar apoio estadual e federal para enfrentar os prejuízos."



Leia mais:






Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em coletiva, defesa da mãe de Isabelly confirma que laudo da perícia aponta que menina morreu por infecção generalizada, sem indícios de violência sexual Anterior

Em coletiva, defesa da mãe de Isabelly confirma que laudo da perícia aponta que menina morreu por infecção generalizada, sem indícios de violência sexual

Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina nesta quinta Próximo

Revalida: prazo para recurso sobre prova discursiva termina nesta quinta

Geral