Fotos: Divulgação Estaca Santa Maria
O projeto Mãos que Ajudam recolheu mais de 2 toneladas de lixo durante um mutirão de limpeza na Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. A ação, que ocorreu no sábado (24), contou com a presença de cerca de 150 pessoas, na faixa etária de 8 a 70 anos, que atuaram na limpeza das áreas verdes da avenida, entre as ruas Venâncio Aires e José Barin.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao Diário, a diretora de comunicação da Estaca Santa Maria, Josiane Mara Rodrigues, falou sobre a iniciativa. Durante o mutirão, o grupo se deparou com móveis, peças de roupas, sacolas plásticas, eletrônicos e até fraldas descartáveis. A situação também buscou conscientizar as crianças e jovens sobre o atual cenário.
– Nós dependemos totalmente do Meio Ambiente. Então, esse ano, envolvemos mais as crianças [nesse mutirão], porque elas precisam se conscientizar e começar a cuidar. O mundo vai depender delas. Além do mutirão, distribuímos folhetos explicando como fazer o descarte correto dos materiais. O nosso propósito foi conscientizar que o Meio Ambiente está sendo destruído pelo homem – reforça Josiane.
O grupo contou o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (DMT), que fez a destinação final das toneladas recolhidas.
A iniciativa
Desenvolvido pela A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Projeto Mãos que Ajudam conta com ações a nível mundial. Este ano, o tema é Ajudar o Meio Ambiente e atividade mundial está marcada para 21 de setembro.
Entretanto, devido às festividades do Dia do Gaúcho, a Estaca Santa Maria resolveu antecipar a ação na cidade. Para Josiane, mesmo com a alteração de data e o frio, o resultado foi positivo:
– Foi de grande valia pela quantidade de lixo que retiramos em um espaço tão pequeno – conclui a diretora de comunicação.