Fotos: Luís Gustavo Santos
Registros no espaço de acolhimento de animais resgatados durante as chuvas que atingiram Santa Maria.
Na contagem da Defesa Civil estadual, subiu para 11,4 mil o número de animais resgatados no início desta quarta-feira (15). São mais 400 bichinhos que estão em segurança nas últimas horas, comparado ao último boletim, divulgado na tarde do dia anterior.
Por todo o Estado, inúmeros animais precisam de resgate, em meio à crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), as atenções seguem voltadas aos salvamentos e, paralelamente, ao diagnóstico dos abrigos que estão recebendo os animais.
No momento, as primeiras ações estão concentradas na Região Metropolitana de Porto Alegre e depois passará às demais regiões.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Em Santa Maria
O Pavilhão do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (antigo Centro de Eventos da UFSM) no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem sido utilizado como espaço de acolhimento de animais resgatados durante as chuvas que atingiram Santa Maria.
Devido a sua estrutura, a capacidade máxima de animais abrigados no local chegou ao seu limite, e a equipe não está mais recebendo novos bichinhos. Ainda assim, a comunidade pode contribuir compartilhando imagens que ajudem a identificar os tutores, como também por meio de doações.
As fotos dos animais, com as informações, são compartilhadas no Instagram Animais SM. Ao identificar seu pet, o tutor pode ir buscá-lo o mais rápido possível. No perfil, também são repassadas informações sobre como ajudar a Rede de Apoio.
A Rede de Apoio para Animais Resgatados é uma iniciativa do curso de Medicina Veterinária, do Hospital Veterinário Universitário (HVU) e da Prefeitura de Santa Maria.
LEIA MAIS
- Rede de Apoio já acolheu 40 animais resgatados em Santa Maria devido à enchente
- Estado reduz o número de desaparecidos pelas enchentes nesta quarta; no total são 149 óbitos
- Campanha #PorTodosNós incentiva solidariedade para enfrentamentos das consequências das chuvas
Doações
Além de acolher os bichinhos, a iniciativa funciona como um centro de recebimento de doações para animais. Tudo que é arrecadado no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia é distribuído para projetos, ONGs e cidadãos de Santa Maria que necessitam.
Itens que podem ser doados
- ração para cães e gatos;
- caixinhas e areia;
- cobertores;
- coleiras e cordas;
- antipulgas e vermífugos;
- jornais, papelão e tapete sanitário;
- comedouros ou potes de sorvete;
- produtos de limpeza.
Como doar?
- As doações podem ser entregues no Pavilhão do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (antigo Centro de Eventos da UFSM), no Bairro Camobi.
- Horário de recebimento de doações – das 8h às 20h
- Para doar qualquer valor, a equipe disponibilizou duas chaves PIX: telefone (55) 99689-0029 (titularidade Isadora Zanon Marzari) e e-mail atleticavet.ufsm@gmail.com (titularidade Ingrid Zitei).