Santa Maria 166 anos

Dartagnan Luiz Agostini e a defesa da educação

Falar de Santa Maria é falar de educação. E, nesse sentido, existe também a sua defesa como ponto fundamental para a construção e desenvolvimento social. Um nome que participou ativamente disso durante seus 82 anos de vida é Dartagnan Luiz Agostini.

Ele tem formação em Engenharia Civil (UFSM, 1970) e em História (UFSM, 1993). Foi também professor da Rede Pública Estadual no Paulo Lauda e Olavo Bilac e também na UFSM. Anteriormente, nos anos 1960, participou do Movimento Estudantil Secundarista e Universitário e foi preso político em São Paulo durante a ditadura militar.

- Falar o que a cidade de Santa Maria representa para mim: representa tudo. Eu nasci quando a cidade era pequena, talvez com entre 50 e 100 mil habitantes. E ela foi importante tanto no meu aspecto pessoal, familiar, que todos moravam aqui, e, também, permitiu uma formação acadêmica, relações familiares e questões profissionais, tanto no campo da engenharia como na história - comenta.

Dartagnan destaca as grandes campanhas políticas, desde o tempo de Getúlio Vargas, que Santa Maria era um ponto importante de discussão e de elaboração. E, ele teve, nesse aspecto, uma participação nesses acontecimentos, além de integrar o Grupo de Vanguarda Cultural, como ele explica:

- Aqui em Santa Maria, também foi fundado o Grupo de Vanguarda Cultural, em que jovens e instituições estudantis, universitárias, se uniram para produzir cultura numa cidade que teria que fazer vez ao nome de “cidade cultura”. Aqui foram produzidas revistas, peças de teatro com atores locais e com atores de fora - relembra.

Uma boa memória do engenheiro e professor está a sua participação na expansão do ensino em vilas e bairros, porque naquela época estava em construção o chamado Cursos de Madureza, que seria base para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) moderno.

Em suma, a trajetória de Dartagnan Luiz Agostini não só ilustra o comprometimento com a educação em Santa Maria, mas também ressalta a importância da cidade como um polo de desenvolvimento social e cultural. Sua dedicação como professor e seu envolvimento em movimentos estudantis e culturais refletem a riqueza e a diversidade do cenário educacional e intelectual da região. Seu legado perdura não apenas nas salas de aula, mas também nas comunidades que ele ajudou a educar e capacitar ao longo dos anos.


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