Santa Maria 166 anos

Gaudérios do Asfalto e Cozinhare unem forças em prol da solidariedade

Para lidar com as consequências da chuva e ajudar os desabrigados, diversas ações para confecção de marmitas foram desenvolvidas em Santa Maria. Um dos casos acontece na sede da Associação Motociclística Gaudérios do Asfalto (AMGA) em parceria com a empresa Cozinhare.

O primeiro passo aconteceu logo no dia 29 de abril, quando as chuvas estavam começando e Simone Raguzzoni, chefe de cozinha e dona da Cozinhare, percebeu que a situação iria ficar crítica. Por conta disso, resolveu realizar as marmitas com sua expertise na cozinha.

- Eu moro em condomínio e comecei a pedir doações para vizinhos. Logo eles atenderam e começaram a aparecer para ajudar. Com a situação piorando e a demanda crescendo, vimos que o espaço que eu tinha não ia dar mais - conta Simone.

Foi, nesse momento, que um contato em comum fez a ligação com os Gaudérios do Asfalto, que tem sede equipada com cozinha espaçosa, fogão industrial, churrasqueira e demais utensílios para a realização das marmitas. Já no dia 30 de abril, o grupo estava unido e produzindo 600 refeições por dia.

- É uma rotina bem pesada. Nós temos ajuda de pessoas que nós nem conhecíamos, nos chamaram pelas redes sociais e se juntaram no trabalho. Começamos as preparações por volta das 8h30 e não temos horário pra ir embora - relata Simone.

Os Gaudérios é um grupo de motociclistas, com aproximadamente 65 membros, realiza diversas ações e campanhas de solidariedade com a paixão pelas motos os unindo. São pessoas que adoram andar de moto, viajam o Brasil e o continente inteiro.

Já a Cozinhare realiza eventos com refeições produzidas com pães artesanais, geléias, antepastos, todo tipo de culinária da mais tradicional e internacional. Simone é chefe de cozinha há 37 anos, já morou em vários lugares, inclusive fora do país e voltou para Santa Maria durante a pandemia.
Luiz Pedro Mendonça, presidente da AMGA, elogia o trabalho de Simone e ambos destacam a força da engrenagem que conseguiram unir.

- Então, todo mundo está abraçando a causa e está trabalhando bastante, mas eu queria elogiar a Simone e todo o pessoal que se juntou a nós. Realmente, sem o apoio delas, não íamos conseguir porque somos um grupo mais calmo e sem tanta energia, mas temos nosso espaço. Então, foi uma bela junção em prol da solidariedade - completa Luiz Pedro.

Essa é uma das histórias que aconteceram em Santa Maria nas últimas semanas. Dezenas de grupos e centenas de pessoas se mobilizaram, doaram, organizaram mantimentos, prepararam e separaram as refeições. Tudo visando o cuidado e zelo pelo próximo.


Conheça outras histórias de pessoas que levaram solidariedade para o Coração do Rio Grande: 

Resgates na região realizados com bravura e solidariedade 

Motta não mediu esforços para estender a mão para o próximo

Força e Solidariedade: O Movimento Negro Unificado na reconstrução de Santa Maria 

Mariele Brisola e seu grupo de voluntários se mobilizaram e atingiram grande número de doações 

Inspiração e empatia na figura de Aline Rosa 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dartagnan Luiz Agostini e a defesa da educação Anterior

Dartagnan Luiz Agostini e a defesa da educação

Inspiração e empatia na figura de Aline Rosa Próximo

Inspiração e empatia na figura de Aline Rosa

Geral