Despedida

'Cumpri minha missão', diz Arigony sobre saída da Delegacia Regional

Naiôn Curcino

Durante os quatro anos, quatro meses e sete dias em que esteve à frente da 3ª Região Policial, que compreende Santa Maria e outros 20 municípios da região, o delegado Marcelo Mendes Arigony diz que "cumpriu sua missão". Ele afirma que fez o trabalho da melhor maneira possível, enfrentou desafios, sofreu críticas e até uma possível perseguição política. Desde 22 de dezembro de 2015, o delegado responsável pelo inquérito da tragédia da boate Kiss não é mais o titular da Delegacia Regional da Polícia Civil. Como o seu substituto ainda não havia sido nomeado, ele segue até a próxima segunda-feira como responsável. Em seu lugar, assume Sandro Meinerz, atualmente na Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), que também atuou no inquérito da Kiss.

- Com a ascensão do partido do prefeito (o PMDB), que hoje comanda o Estado, no final do passado começaram a surgir notícias no sentido de que queriam que eu e o delegado Sandro saíssemos da cidade. Era muito claro. O poder público se sente perseguido até hoje, acham que fizemos o inquérito da Kiss com algum interesse, que pertencíamos a alguma partido. Nunca fui filiado a nenhum partido até hoje - diz Arigony.

Conforme o delegado, a partir dessas informações, ele pediu para ser transferido para a 1ª Delegacia de Polícia, que é responsável por casos ocorridos na região do centro da cidade. O seu desejo era ficar em Santa Maria, já que faltam pouco mais de quatro anos para sua aposentadoria, e ele poderia ser transferido da cidade, o que ele julgaria como sendo uma punição:

- Houve muita influência política para eu não permanecer e para o Sandro não assumir (a Delegacia Regional) - conta.
O delegado diz ainda que prefere não continuar como delegado na 1ª DP, já que a área compreende a prefeitura e a Câmara de Vereadores:

- Já tive problemas com o poder público municipal. Todas as ocorrências que envolverem a prefeitura e a Câmara vão cair na 1ªDP. Não que eu não me sinta isento, faria o meu trabalho da melhor maneira possível, mas poderia causar um desconforto. Achavam que eu tinha apego por esta cadeira, mas não tenho. Ser delegado regional é um fardo muito pesado - desabafa.

Trabalho na Delegacia Regional

Sobre o trabalho à frente da Delegacia Regional nesses mais de quatro anos, Arigony comemora o alto índice de resolução de casos graves, como homicídios e latrocínios. Por outro lado, lamenta o fato de que, mesmo que o trabalho tenha eficiência, isso não tenha reflexos na diminuição da criminalidade:

- Nesses quatro anos, tivemos um índice de esclarecimento dos crimes entre 85% e 90%. Isso demonstra que fizemos nosso papel. Mas a criminalidade tem aumentado muito, principalmente em relação aos adolescentes, que estão envolvidos em boa parte dos crimes. A polícia nunca foi tão efetiva em número de prisões e elucidação dos casos, mas o crime não cede - lastima Arigony.

Além da preocupação com a investigação policial, faz parte das atribuições do delegado regional a gestão administrativa na região em que é responsável. Para Arigony, esse é o maior desafio de Meinerz, já que o Estado vive tempo de cortes no orçamento para a segurança pública.

- São vários desafios, mas o principal é fazer a gestão com todas essas questões de recursos, com redução para combustível, para diárias, ameaças de não pagar o salário em dia. Estamos vivendo um momento difícil para a polícia, vai ser uma gestão difícil pela carência de recursos - opina.

Sobre o inquérito na tragédia da boate Kiss, que, para Arigony, foi o maior da história da Polícia Civil gaúcha, o delegado diz estar tranquilo com os apontamentos que fez, mesmo que tenha sido criticado por alguns, que, segundo ele, teriam interesse no caso:

- Fizemos o inquérito da maneira mais pública possível. A imprensa viu, passo a passo, tudo que fizemos. A imprensa é a coisa mais essencial do Estado Democrático. Existe

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Briga em casa noturna de Santa Maria poderá ser investigada pela Polícia Federal

Próximo

Ponte que caiu em Jaguari foi construída para auxiliar o comércio

Geral