Soluções para desemprego e estruturação de mercado serão alguns dos assuntos discutidos no Santa Summit em 20 e 21 de junho

Soluções para desemprego e estruturação de mercado serão alguns dos assuntos discutidos no Santa Summit em 20 e 21 de junho

Fotos: Beto Albet (Diário)

São 476 municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na contabilidade da Defesa Civil estadual, mais de 2 milhões de pessoas sentem os efeitos do fenômeno climático. Em meio ao cenário, a edição do Santa Summit 2024, em Santa Maria, será voltada para discutir alternativas de reconstrução. Por isso, recebe o nome de 2ª edição Fórum da Reconstrução.  

Ele ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho, no Mercado da Vila Belga. Os ingressos já estão disponíveis através do site do evento, que consta na página da prefeitura de Santa Maria.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Durante o evento, diferentes setores irão buscar alternativas envolvendo saúde, indústria, agrotech e comércio e serviços. A expectativa é que esta edição repita o público de 2023, que foi de 1,5 mil pessoas. O poder municipal e a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) realizam essa iniciativa. Contam com a SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, como correalizadora.


O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que está à frente do Distrito Criativo Centro-Gare, salienta que é necessário diferentes setores discutindo para haver novas, eficientes e rápidas soluções neste contexto: 


– Só conseguimos evoluir e pensar diferente se nós tivermos contato com ideias diferentes e, assim, conseguiremos dar saltos de qualidade. Acreditamos que esse é momento para chamar diferentes setores e discutirmos como a inovação pode contribuir com o cenário. 

Leia mais: 


Santa Maria e Região 

Na percepção do gerente regional do Sebrae, Maico Fernandes, a reconstrução tem várias fases. E nesse momento, é necessário pensar nas famílias atingidas, elenca:


– Falando em reconstrução, a primeira coisa é pensar nas famílias. No caso do emprego, por exemplo, temos a sobrevivência do mercado. Isso exige ações de mercado e estruturação, para que as vagas  continuem existindo. E logo aqui na frente teremos que olhar para mercado e desafios no futuro de ameaças que serão mais intensas.

Soluções nunca são fáceis, mas o presidente da Adesm, Pedro Cezar Saccol Filho, acredita que além de Santa Maria, o desafio é também pensar na região. A instituição é a responsável pelos conteúdo que será trazido nos dois dias de evento. Ele salienta: 


– Temos a preocupação de aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Maria. Olhamos para indústria, construção civil, agro, e, claro, varejo. E nosso olhar é muito regional. Nesse cenário, tivemos que rever o planejamento. Vamos tratar de inovação e empreendedorismo, mas pensando na reconstrução regional. 


SANTA SUMMIT 2024
Fórum da Reconstrução

  • ​Quando – Dias 20 e 21 de junho
  • Ingressos – Disponíveis através do site do evento, por R$ 60 para estudantes e R$ 120 para público em geral (2º lote)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Está aberto prazo para inscrições do programa Bolsa Juventude Rural; saiba quem pode participar Anterior

Está aberto prazo para inscrições do programa Bolsa Juventude Rural; saiba quem pode participar

TRF-4 derruba liminar e leilão de arroz está mantido Próximo

TRF-4 derruba liminar e leilão de arroz está mantido

Geral