CDL Santa Maria completa 60 anos de história na cidade

Assessoria de imprensa da CDL

CDL Santa Maria completa 60 anos de história na cidade

Foto: Divulgação CDL

A atual diretoria Da esq à dir: Marli Rigo (dir. financeira), Alcir Martins (dir. secretário), Claudia Gaiger (dir. de desenv. lojista), Jeanne Mainardi (conselheira fiscal), Márcio Rabelo (presidente), Márcia Gehm (vice), Elizabeth Flores (dir. de promoções), Léo Retzlaff (dir. de patrimônio), Maria Odete Fleig (dir. técnica), Eduardo Biacchi (dir. social), Ivanir do Canto (cons. fiscal), Luiz Marquezan (dir. de serviços) e Bartholomeu Ceccim Filho (cons. fiscal)

Hoje, as principais pautas da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) são a duplicação da RSC-287 e a ampliação do aeroporto. As batalhas mais recentes, em uma história de contribuição para o desenvolvimento de Santa Maria nos últimos 60 anos. 

Às 16h de uma sexta-feira, em 28 de agosto de 1964, um grupo de 20 empresários do comércio se reuniram na Sala de Sessões da Associação Comercial de Santa Maria. Nela, foi fundado o Clube de Diretores Lojistas de Santa Maria. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Das vinte “firmas” ou “lojas a varejo”, como se referia a própria ata de fundação, hoje poucas mantêm suas portas abertas, como as Lojas Eny, à época ainda chamada de “Casas Eny”, e “A Elegância Feminina”, hoje conhecida como “Elegância Center Shop”. Outras permanecem bem vivas na lembrança dos santa-marienses, como a Casa Paris; Irmãos Ugalde, depois passada a Ugalde e Fração; Casas Roth, onde hoje funciona a Galeria Roth; e Casa Macedo, até pouco tempo atrás, a loja preferida de muitas crianças.

Comemoração dos 50 anos da casas Eny, e inauguração da Galeria ChamiFoto: Reprodução/ Emerson Souza

Entusiasmados com outros “clubes de diretores lojistas” do Estado, esses vinte empresários fundaram seu próprio CDL (e aqui ainda com pronome masculino) com o objetivo de “promover a aproximação entre dirigentes de lojas a varejo, visando assim uma colaboração recíproca”. Além claro de “criar clima propício à cooperação e à troca de experiências”; e, claro, “cooperar com as autoridades, associações de classe e entidades sociais em tudo que interesse diretamente às lojas a varejo”, entre outros.

O primeiro presidente foi Ângelo Rizzato, sócio-proprietário da Drogaria Rizzato, eleito já na oportunidade da fundação.


Após 6 décadas
Sessenta anos depois, a agora Câmara de Dirigentes Lojistas (já com pronome feminino) segue com os mesmos propósitos e preceitos. O presidente em exercício, após 34 gestões em seis décadas de existência, é Márcio Rabelo, que tem a CDL Santa Maria como uma das principais entidades representativas da região:


– A CDL tem impacto determinante no desenvolvimento econômico e comercial de Santa
Maria, à medida que tem as suas ações e campanhas totalmente voltadas para contribuir com a melhoria da infraestrutura municipal e para o fomento da atividade econômica das empresas do comércio e serviços, setores que, juntos, representam em torno de 80% do PIB da cidade.


O “impacto determinante” citado por Rabelo vem do conjunto de ações e projetos que a CDL Santa Maria desenvolve, tanto junto aos lojistas, quanto à comunidade. Veja alguns exemplos: 

  • Campanhas promocionais com o intuito de impulsionar as vendas no comércio local em datas comemorativas
  • Eventos realizados com foco na capacitação e qualificação de empreendedores
  • Mix de serviços capaz de dar suporte às demandas dos associados
  • Luta da entidade por um ambiente mais competitivo e propício ao cenário socioeconômico da cidade são os pilares dessa instituição que tem os olhos voltados para o associativismo e para desenvolvimento regional
A Corte de Carnaval de Santa Maria e a Escola de Samba Vila Brasil desfilaram pelo Calçadão e Acampamento a convite da CDL. Foto: Alan Orlando (Arquivo)

A CDL Santa Maria se confunde com a tradicionalíssima campanha Liquida Santa Maria, cuja próxima edição completa 25 anos. E possui, em sua história, outras campanhas marcantes, como a “50 anos, 50 prêmios”, alusiva ao cinquentenário da entidade. Mas nos últimos anos, a CDL tem apostado cada vez mais nas campanhas de fomento ao comércio.

Campanha “Natal Presente”, que teve início em 2022 e vai para sua quarta edição.Foto: Reprodução

A Natal Presente traz um espetáculo de natal aberto ao público em seu lançamento, e tendo como prêmio principal um carro zero quilômetro, a campanha só cresce. Essas iniciativas surgem como forma de fomentar as vendas do comércio local e para ajudar a enfrentar o comércio online. 

Leia mais:

Celebração 
Para festejar esses 60 anos de trajetória e histórias, a CDL fará uma grande festa na sexta, dia
30 de agosto, no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores.
Também será exibida, nas redes sociais da CDL, uma série documental para contar as histórias marcantes dessas seis décadas. (Assessoria
de imprensa da CDL)


Curiosidades da entidade

  • Com o advento dos cheques, a CDL firmou parceria, em 1969, com um bureau de crédito a fim de proteger os lojistas santa-marienses dos calotes cada vez mais frequentes. Tal modelo segue até hoje, porém, modernizado, claro
  • A entidade reflete a realidade do comércio ao ter metade de sua diretoria formada por mulheres lojistas, sendo uma delas, Marcia Gehm, ocupando a vice-presidência
  • Falando em mulheres, a presidente mais longeva da história da CDL é uma mulher: Marli Rigo. Ela é a única pessoa a presidir a entidade por cinco anos consecutivos
  • A confusão ao chamar a CDL de “o” CDL se dá pelo fato da entidade ter sido fundada como “o
    Clube” e passar a ser “a Câmara” só em 2003
  • De todas as lojas fundadoras da CDL Santa Maria, a única que permanece em funcionamento
    com a mesma finalidade é a Eny


“A gente cuida de tudo pra você cuidar do seu negócio”
Com esse slogan, a CDL hoje oferece um mix de serviços voltados a facilitar a vida dos associados. Uma carteira que começou apenas com a oferta de um bureau de crédito no final dos anos 60, agora compõem serviços como recrutamento e seleção; cobrança; certificação digital; assessoria jurídica; plano de saúde empresarial e familiar; medicina do trabalho; e até telefonia corporativa.


Além disso, a CDL possui inúmeros convênios que vão desde atendimento odontológico, até energia solar, passando pelas principais instituições de ensino superior da região. Em todas essas possibilidades, o associado garante benefícios e vantagens na contratação.


A instituição também a oferta de palestras, cursos, workshops, realizados na própria entidade e, em sua grande maioria, sem custos para associados. Os temas são variados e vão desde gestão e liderança, até vendas online e oratória. A CDL Santa Maria proporciona, também, momentos de troca de experiências, como o Café com o Associado e Business Networking.


 Iniciativas que buscam promover a interação entre empresas associadas e parceiros. Outro projeto de destaque da CDL Santa Maria é o Oportuniza. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a CDL realiza encontros e palestras para alunos da Rede Municipal de Ensino, mais especificamente do EJA, sobre o comércio e seu mercado de trabalho, com dicas e direcionamentos importantes para que os mesmos possam se (re)colocar no mercado tão logo completem os estudos.


Campanhas

Depois das campanhas de fomento, essa talvez seja a razão pela qual todos conhecem a CDL
Santa Maria: a representatividade. Unidas, as lideranças da CDL estão sempre de olho em pautas que interessam não só aos associados ou à categoria, mas à comunidade empresarial e os santa-marienses.

Ao longo das últimas décadas, a CDL Santa Maria luta por melhores condições de infraestrutura; por ações capazes de dar mais competitividade à economia local; e, principalmente, contra qualquer medida que possa prejudicar não só o ambiente de negócios da cidade, mas também à comunidade como um todo.


Junto de outras entidades, a CDL Santa Maria defendeu, mais recentemente, a reforma do Calçadão Salvador Isaia e a realização de um festejo natalino capaz de atrair visitantes à cidade. O combate à informalidade também é pauta recorrente junto aos órgãos competentes, inclusive culminando na campanha
“O Barato Sai Caro: Diga Não ao Comércio Informal”. E não é só junto às administrações municipais que a CDL busca ter voz ativa e representar o comércio local. Exemplo disso foram os esforços despendidos para que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) retomasse o vestibular na cidade.


A CDL faz parte da governança do InovaCentro, movimento que fomenta o ecossistema de inovação de Santa Maria, formada por três parques tecnológicos, quatro incubadoras, uma aceleradora, e mais de oitenta startups mapeadas. A entidade também compõem o Conselho de Turismo (Contur) e ocupa a vice-presidência da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (FAGV).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos a partir de 2025 Anterior

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos a partir de 2025

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e o prêmio acumula em 6,5 milhões; Santa Maria teve três quadras Próximo

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e o prêmio acumula em 6,5 milhões; Santa Maria teve três quadras

Geral