Brasil lidera coalizão por fundo global para conter os eventos climáticos extremos

Brasil lidera coalizão por fundo global para conter os eventos climáticos extremos

Foto: Prefeitura de Lajeado.

Registro do evento climático que resultou em cinco pessoas morreram e mais de 28 mil pessoas fora de casa, em razão das chuvas.

As condições dos oceanos e a adaptação aos eventos climáticos extremos são pautas recorrentes. Cada vez mais, os brasileiros sentem o impacto se aproximando. A falta de diálogo global envolvendo propostas funcionais é preocupante. O Brasil se propõe agir, nas palavras da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Ela anunciou, na última sexta-feira (12), que está em andamento uma iniciativa para criar um mecanismo global para o financiamento de florestas, a partir de recursos dos fundos soberanos. 


Segundo a ministra, além do Brasil, outros cinco países aderiram à proposta, Indonésia, Malásia, República Democrática do Congo, Gana e Colômbia, e já houve sinalização positiva de todos os países amazônicos, no âmbito da Conferência da Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará, realizada em agosto de 2023. Além disso, Marina destacou que os temas centrais das discussões desta rodada do GT do G20 são os oceanos, “altamente estratégicos e relevantes”, e medidas de adaptação climática.



Financiamento ambiental

A centralidade do debate sobre financiamento climático no âmbito do G20 é discutido na reunião da Força-Tarefa Contra a Mudança do Clima. 

O diálogo busca por decisões sobre qual será a meta global quantitativa para o financiamento climático, já que o que foi prometido até agora não foi colocado à disposição dos países em desenvolvimento. Os integrantes das últimas reuniões indicam que o tema foi “muito bem acolhido” pelos países-membros, bancos multilaterais e agências internacionais, o que mostrou a importância das propostas brasileiras. 


*Com informações da Agência Gov 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moradora de São Pedro do Sul luta contra câncer raro descoberto no momento do parto Anterior

Moradora de São Pedro do Sul luta contra câncer raro descoberto no momento do parto

Maior acumulado da região, Tupanciretã registra 69mm de chuva; confira quanto choveu em outras cidades nas últimas horas Próximo

Maior acumulado da região, Tupanciretã registra 69mm de chuva; confira quanto choveu em outras cidades nas últimas horas

Geral