Após cumprimento de ordem judicial, 300 casas no Monte Betel ficam sem energia elétrica

Foto: Beto Albert

Moradores da Vila Monte Betel foram surpreendidos com o cumprimento de uma ordem judicial para o corte de energia elétrica em cerca de 300 residências. Na manhã desta sexta-feira (24), a RGE retirou ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”,  do local. Moradores reclamam que não foram avisados previamente e realizam bloqueio na rua em forma de protesto


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O líder comunitário Edson Silva de Freitas relata que a retirada dos fios ocorreu por volta das 10h, acompanhada de 15 viaturas da Brigada Militar. Quem reside no local alega que os fios eram de propriedade dos moradores e que a regularização da área já havia sido solicitada, sem atendimento da RGE.

– Chegaram aqui cortando a luz de todo mundo, principalmente quem tinha gatos. Cortaram até de quem tem poste, só não está regularizado pela concessionária. Com apoio da BM, eles furtaram nossos fios. Para nós, é furto porque temos nota, pois compramos e pagamos. Eles (RGE) levaram tudo. E aqui temos crianças e idosos que dependem de nebulização e oxigênio – afirma Freitas.

Conforme a RGE, foram retirados 120 quilos de fios do localFoto: Divulgação

Durante a sexta-feira, moradores bloquearam a Rua Lavras do Sul em forma de protesto:

Queremos que eles venham até nós. Não iremos até a RGE ou a prefeitura, queremos que eles venham resolver o problema porque é uma população grande sem luz e sem um pingo de dignidade. Já chega o que nós estamos passando com essa chuvarada. Então, o que eles estão fazendo conosco é desumano – afirma Dagliane Silveira, moradora do Monte Betel.

O advogado Octacilio Silveira Filho, que representa os moradores, esteve no local para avaliar a entrada de uma ação contra a RGE e a prefeitura. Segundo ele, foram retirados 120 quilos de cabos, sendo que a maioria deles pertencia a quem reside no local.

– Estamos trabalhando com a coleta de dados e informações de moradores que estão tendo prejuízos para preparar a ação. Moradores me relataram que a RGE levou fios que eles mesmo compraram. Então, não há motivo para a apreensão. Não há nenhuma denúncia de roubo ou obtenção irregular dessa fiação então é um patrimônio deles. Eles não poderiam levar e exigir, agora, que comprovem a origem. Pode ter sido doação – afirma o advogado.

No final da tarde, houve uma reunião entre os moradores que optaram por seguir com o bloqueio da rua até que a situação seja normalizada.

A RGE, em nota, "informa que realizou, na manhã de hoje, uma nova etapa da ação de regularização de clientes na localidade de Monte Betel, em Santa Maria. O local teve o fornecimento de energia elétrica regularizado para mais de 130 famílias, com a instalação de postes, medidores e redes de energia. A ação de hoje foi a retirada de ligações clandestinas que ofereciam risco aos moradores. Foram recolhidos aproximadamente 120 kg de cabos que estavam conectados diretamente à rede, sem medidores."

Também em nota, a prefeitura "reforça que o pedido de desligamento da rede clandestina de energia elétrica na região do Monte Betel não partiu da prefeitura, mas foi uma decisão da concessionária de energia RGE – ressaltamos, inclusive, que o furto de energia elétrica é crime. A região está sob processo de regularização fundiária, e o desligamento de ligações clandestinas faz parte desse processo. Para mais informações, os moradores devem procurar a RGE."


*Colaboraram Gilberto Ferreira e Mateus Ferreira


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

1941 novamente: matérias de jornais da época revelam semelhanças entre as enchentes no Rio Grande do Sul Anterior

1941 novamente: matérias de jornais da época revelam semelhanças entre as enchentes no Rio Grande do Sul

Número de mortes em decorrência das enchentes segue em 163 nesta sexta; 63 pessoas ainda estão desaparecidas no Estado Próximo

Número de mortes em decorrência das enchentes segue em 163 nesta sexta; 63 pessoas ainda estão desaparecidas no Estado

Geral