
Foto: Beto Albert (Diário)
Conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde desta sexta-feira (24), 163 pessoas morreram em decorrência das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. O número se manteve o mesmo em relação ao relatório da última quinta-feira (20). Em todo o Estado, há 63 pessoas desaparecidas. Até agora, os eventos climáticos deixaram 806 pessoas feridas e mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na região, duas pessoas seguem desaparecidas: Willian da Silva Ramos e Elias Morais Pohlmann, em Agudo.
A Defesa Civil do Estado orienta que as pessoas verifiquem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a recomendação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista. Veja a lista aqui.
Em todo o Estado, cerca de 581 mil pessoas estão desalojadas. Aqui, você confere a evolução do número de mortos, desaparecidos e de cidades afetadas em um gráfico.
Confira os dados
- Municípios afetados: 469
- Pessoas em abrigos: 63.918
- Desalojados: 581.638
- Afetados: 2.345.400
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 63
- Óbitos confirmados: 163
- Óbitos em investigação*: 0
- Pessoas resgatadas: 83.593
- Animais resgatados: 12.464
- Efetivo: 27.751
- Viaturas: 4.048
- Aeronaves: 14
- Embarcações: 253
*Informações do boletim divulgado pelo Governo do Estado às 18h desta sexta-feira (24)
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.