Anexo da antiga Estação Férrea de São Gabriel é revitalizado e irá abrigar Feira do Produtor Rural

Anexo da antiga Estação Férrea de São Gabriel é revitalizado e irá abrigar Feira do Produtor Rural

Fotos: Jojô Borges (Prefeitura de São Gabriel)

Após dez meses de obras, o prédio anexo da antiga Estação Férrea de São Gabriel foi reinaugurado nesta quinta-feira (8). A iniciativa faz parte da campanha "São Gabriel, Meu Lugar". A construção histórica, que começou a funcionar em 1900, vai abrigar a Feira do Produtor Rural. Pequenos produtores da cidade poderão comercializar hortifrutigranjeiros, produtos agroindustriais, doces, artesanatos, conservas, cafés, chás, entre outros.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Com investimento de R$ 700 mil, as obras de revitalização começaram em abril de 2023. Das 16 bancas disponíveis, metade será ocupada a partir desta quinta-feira. Já está previsto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura um novo chamamento público para selecionar produtores para os demais espaços. O valor arrecadado mensalmente com os aluguéis será usado para cobrir custos com manutenção e limpeza do próprio local.


— Além do resgate de um patrimônio histórico da nossa cidade, estamos reativando a Feira do Produtor Rural em um espaço remodelado e adequado, com conforto para os comerciantes e a população. Estamos retomando o uso desse prédio como fonte de renda, de negócios e de integração da comunidade — afirmou o prefeito Lucas Menezes.

História

Símbolo dos tempos áureos do transporte ferroviário, o imóvel inaugurado em 1900 no centro de São Gabriel foi desativado em 1977, quando o traçado dos trilhos foi alterado e uma nova estação foi construída fora da área urbana. 

O transporte ferroviário chegou à cidade em 1896, a partir da linha de Cacequi. No auge da viação férrea, o município chegou a ter 12 estações, sendo a principal delas no centro da cidade. O prédio atual, em modelo eclético, foi construído em 1900 no local que passou a se chamar largo da Estação Férrea e, mais tarde, praça Carlos Pereira.

Em 1992, o prédio principal da Estação Férrea de São Gabriel foi cedido pela Viação Férrea para a instalação do Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), uma vez que a cidade é terra natal do marechal Mascarenhas de Moraes (1883-1968), comandante da FEB durante a Segunda Guerra Mundial. Criado em 1978, o museu funcionava até então na avenida João Pessoa, em Porto Alegre. A revitalização atual não contemplou o prédio principal, que continua abrigando o acervo da FEB.


*Com informações da prefeitura de São Gabriel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Do tradicional às novidades: confira os acessórios mais procurados pelos santa-marienses no Carnaval Anterior

Do tradicional às novidades: confira os acessórios mais procurados pelos santa-marienses no Carnaval

Comunidade denuncia entulhos e pneus com água que podem ser foco de proliferação de mosquito da dengue Próximo

Comunidade denuncia entulhos e pneus com água que podem ser foco de proliferação de mosquito da dengue

Geral