Comunidade denuncia entulhos e pneus com água que podem ser foco de proliferação de mosquito da dengue

Comunidade denuncia entulhos e pneus com água que podem ser foco de proliferação de mosquito da dengue

Foto: Gilberto Ferreira

Casos de dengue crescem a cada dia em todo o país. Duas mortes no Rio Grande do Sul já foram registradas no ano. Em Santa Maria, 2024 já soma 21 casos confirmados de dengue. Ações foram reforçadas na última semana para combater o mosquito que transmite a doença.

Pulverizações com inseticida biológico contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya estão sendo realizadas em bairros de Santa Maria, um deles o Nova Santa Marta. Os moradores da região pedem para que outras atividades também sejam realizadas, como a retirada de entulhos e pneus.

Um gramado localizado no Bairro Nova Santa Marta, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, é destino de descartes de sofás, cobertores, caixas de papelão, pneus entre outros. O repórter Gilberto Ferreira produziu o Bei nos Bairros direto do local nesta quinta-feira (8), enquanto acompanhava o relato dos moradores. Uma das pessoas que se incomodam e também se preocupam com a situação é a moradora e dona de casa Zoraide dos Santos:

– Tem muitos mosquitos aqui. São muitos os pneus que tem aqui jogados. Tudo isso atrai muito mosquito e muita mosca. Não conseguimos aguentar.

O líder comunitário Augusto Panzenhagen diz já ter protocolado algumas denúncias no site da prefeitura de Santa Maria para a retirada dos entulhos, o que, até o momento, não foi feito:

– Achamos um pote cheio de larvas e mosquitos. Aqui também tem muitos pneus que acumulam água. Já fiz protocolos e enviei. Fotografei toda a situação. São quase diárias as denúncias que faço. Fazemos isso não como forma de crítica, mas de auxílio e necessidade de ajuda.

A prefeitura, em nota, explicou que já realiza ações de combate no local indicado. Quanto ao recolhimento dos entulhos, disse que a demanda já foi encaminhada. Confira a nota abaixo. 

"A prefeitura, em trabalho conjunto das secretarias municipais, trabalha no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. A Vigilância em Saúde realiza ações constantes de tratamento contra o mosquito com pulverizações, principalmente no local descrito pela rádio.

Sobre o recolhimento dos resíduos relatados pelo entrevistado, a demanda já está a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos para a retirada e destinação correta e também da Secretaria de Desenvolvimento Social, uma vez que há o envolvimento de uma pessoa em situação de rua que acumula os materiais."

Principais sintomas

  • Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Dor nas articulações
  • Mal-estar geral
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

Denúncias de possíveis focos do mosquito podem ser feitas para a superintendência de Vigilância em Saúde pelo telefone (55) 3921-7159 e/ou WhatsApp no (55) 7400-5525.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anexo da antiga Estação Férrea de São Gabriel é revitalizado e irá abrigar Feira do Produtor Rural Anterior

Anexo da antiga Estação Férrea de São Gabriel é revitalizado e irá abrigar Feira do Produtor Rural

Saiba como agir em caso de furto de hidrômetro na residência; Santa Maria teve 140 casos neste ano Próximo

Saiba como agir em caso de furto de hidrômetro na residência; Santa Maria teve 140 casos neste ano

Geral