Foto: Beto Albert
Quem passou pela Rua Doutor Bozano, no Centro de Santa Maria, nesta quinta-feira (8), percebeu o grande movimento em uma loja de artigos para festas e fantasias. Isso porque estamos em período de Carnaval. E os foliões têm procurado mais itens e acessórios para montar o "look" nos dias de folia.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– O movimento aumentou bastante desde a semana passada. O pessoal que deixou para a última hora começou a se agitar mais para o Carnaval – afirma Fernanda Binato, uma das proprietárias da loja.
O item mais procurado pelos clientes é o tradicional glitter, que costuma ser utilizado como maquiagem. Para vestir, a preferência é por roupas leves. Uma das tendências de 2024 são os conjuntos em tons metalizados. A combinação de saia de tule com tiaras para o cabelo com alguma frase também têm sido muito procurada. Para enfeitar o local da festa prevalece o convencional: confete, serpentina e espuma.
O público que procura acessórios de Carnaval é diverso. Vai desde crianças até idosos. A empresária Franciele Capeletto, 31 anos, esteve no local junto com a filha Antônia Capeletto, 5 anos, para escolher os itens que não podem faltar.
– Nós vamos fazer nossa festa em casa mesmo, então compramos algumas decorações. Confete, serpentina e fantasia são itens fundamentais no Carnaval – diz a empresária.
Enquanto a mãe falava com a reportagem do Diário, a pequena Antônia fez questão de mostrar sua escolha: máscara e adesivos. Quando questionada se ela gosta da festa de Carnaval, ela não hesita: “Eu gosto”.
A diversidade também está no estilo de festa que cada um vai frequentar. Diferente de Franciele e a filha, que vão participar de uma festa particular, muitas pessoas vão a clubes.
– Montamos um bloco só de primos para participar da festa. Eu amo Carnaval, sempre participei de escola de samba. Como não temos mais o Carnaval de rua, escolhemos os clubes para curtir com muita alegria e festa – conta Daniela Abdalla, 44 anos.
A estudante Rafaella Nunes, 21 anos, optou por um “look” todo na cor rosa para festejar em uma festa de clube:
– Formamos um grupo de mulheres e todo mundo vai na mesma cor. Já fizemos uma limpa de itens rosas na loja, compramos muita coisa.
Leia mais
- Carnaval 2024: ATC, Jaguari e mais 10 opções para cair na folia em Santa Maria e região
- Organizadores do Carnaval de Jaguari destacam importância e expectativa para o evento: ‘Jaguari vai ter um dos melhores e maiores carnavais de rua do Rio Grande do Sul’
- Quatro representantes de Santa Maria compõem a corte do Rainha do Carnaval RS
Variedade de opções
Independentemente do gosto, o Carnaval na Região Central conta com uma variedade de festas. O Diário separou algumas opções para os foliões curtirem entre esta sexta (9) e a próxima terça-feira (13).