“É uma conquista de mães que tem lutado bravamente”, diz Ana Navarrete sobre decisão que prevê terapias ilimitadas pelos planos de saúde

Denzel Valiente

“É uma conquista de mães que tem lutado bravamente”, diz Ana Navarrete sobre decisão que prevê terapias ilimitadas pelos planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o fim da limitação ao número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A partir dessa decisão os planos de saúde terão de oferecer cobertura ilimitada para pacientes que precisem do atendimento desses profissionais.

A nova resolução deve começar a valer a partir de 1º de agosto deste ano. Nesta quinta-feira (14), Ana Navarrete, conselheira nacional de saúde pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e integrante da Comissão intersetorial de Saude Suplementar no SUS do CNS esteve no programa Bom dia, Cidade, da CDN, para comentar a nova resolução.

Conforme ela, o fim da limitação é uma conquista de movimentos de mães de crianças com autismo, paralisia cerebral e outras condições.

– Elas têm lutado bravamente no Congresso e no Judiciário para que a lista da ANS seja exemplificativa. A ANS por outro lado entende que essa lista é referência máxima, mas sofreu tanta pressão social que respondeu e ampliou o número de sessões de terapia para psicoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional para todas as doenças desde que o médico assim prescreva – afirma a presidente do Idec.

Leia mais:

Planos de saúde terão consultas ilimitadas para psicologia e fonoaudiologia

Na antiga resolução da ANS, o número de consultas e sessões que cada pessoa tinha direito dependia da condição de que ela apresentava. O que limitava o atendimento necessário aos pacientes.

– Essa lista de cobertura obrigatória previa que quem precisasse de psicoterapia teria direito a 12 sessões por ano. Em alguns casos, se a pessoa tivesse uma doença como esquizofrenia, por exemplo, essa ampliação poderia se dar para 40 sessões alternadas entre terapia ocupacional e psicoterapia. Mas isso era bem limitado e se a pessoa precisasse de mais do que isso, para cobrir a pessoa precisaria negociar com o plano, ou pagar do próprio bolso ou levar para o judiciário – esclarede Ana Navarrete.

Para que o paciente tenha acesso ao atendimento ilimitado psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, a única condição exigida pela ANS é de que haja a prescrição médica. Ouça a entrevista completa com Ana Navarrete no tocador abaixo:

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anvisa libera CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos Anterior

Anvisa libera CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

Planos de saúde terão consultas ilimitadas para psicologia e fonoaudiologia Próximo

Planos de saúde terão consultas ilimitadas para psicologia e fonoaudiologia

Geral