Na manhã desta quarta-feira, 51 alunos que estudam no 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da região oeste de Santa Maria se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), ministrado por instrutores da Brigada Militar (BM).

As crianças com idades entre 9 e 11 anos estudam na Escola Adelmo Simas Genro (duas turmas) e na Escola Santa Marta (uma turma). Ambas as instituições estão localizadas no Bairro Nova Santa Marta, local com alto índice de violência e de grande vulnerabilidade social.
199 estudantes se formam no programa de combate às drogas
Segundo a BM, o objetivo do programa é justamente que as crianças e adolescentes possam desenvolver habilidades e conhecimentos para resistirem às drogas e à violência. O programa é um trabalho preventivo de cunho educacional, onde os alunos aprendem os efeitos e riscos das drogas no corpo.
Na quarta-feira da semana passada, houve a formatura de um grupo de 199 crianças e adolescentes, estudantes dos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio das redes municipal e estadual. A cerimônia foi no auditório do Centro de Tecnologia, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).