2ª dose atrasada para idosos de 66 anos ou mais será nesta sexta

Diário

2ª dose atrasada para idosos de 66 anos ou mais será nesta sexta

Foto: Anselmo Cunha (Arquivo Diário)

Matéria atualizada às 10h11min de 13 de maio.

Idosos a partir de 66 anos vão poder tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, que está atrasada, nesta sexta-feira. Podem receber a vacina aqueles que fizeram a primeira dose em 1º ou 3 de abril. A prefeitura informou que, em função do baixo quantitativo de doses de CoronaVac, foi preciso restringir a idade dos idosos para completarem o ciclo vacinal,já que o quantitativo não é suficiente para todos. À medida que novas remessas forem chegando, serão anunciadas as próximas ações para idosos de 64 e 65, que também tiveram a segunda aplicação adiada. 

Trabalhadores do Husm ligados à Ebserh vão entrar em greve

A vacinação ocorrerá nos mesmos locais onde a pessoa tomou a primeira dose. Os idosos devem levar carteirinha de vacinação e CPF. Conforme a prefeitura, até quarta-feira, o município contava com 2,2 mil doses de CoronaVac destinadas para a segunda dose, incluindo as 870 doses recebidas na última segunda-feira. Será esse o quantitativo utilizado na ação.

Em ação realizada na terça-feira, 2,4 mil pessoas buscaram a segunda dose. Para a iniciativa, estavam destinadas três mil doses. O quantitativo restante será somado para a nova ação, com previsão de novo recebimento de doses por parte do Estado.

Vacinação SolidáriaEm ação paralela, a prefeitura de Santa Maria realiza a Vacinação Solidária. Aquelas pessoas que forem receber a dose poderão doar alimentos não perecíveis que serão destinados para pessoas que necessitam. A iniciativa tem apoio do Banco de Alimentos, que reúne as cestas básicas e realiza a entrega para famílias.

Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria – 2ª dose

Para quem tem 66 anos ou mais e tomou a 1ª dose em 1º ou 3 de abril

Quando: sexta-feira, das 8h ao meio-dia 

O que levar: carteirinha de vacinação e CPF

OS LOCAIS

Shopping Praça Nova (drive-thru)

UFSM, em Camobi (drive thru)

UBS Wilson Paulo Noal

Clube Dores

Clube 21 de Abril

Associação Comunitária Tancredo Neves

ESF Vitor Hoffmann

UBS Oneyde de Carvalho

UBS Kennedy

UBS Floriano Rocha

UBS Passo das Tropas

UBS São Francisco

CORONAVACConforme a bula da CoronaVac, a segunda dose deve ser aplicada entre duas a quatro semanas após a primeira. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em caso de ser ter perdido a segunda dose, a recomendação é completar o esquema. Ou seja, tomar a segunda dose mesmo depois do tempo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que a imunização completa após a segunda dose ocorra cerca de 15 dias da vacinação. Além disso, mesmo após o esquema vacinal completo com as duas doses, é necessária a continuidade do uso da máscara de proteção, de álcool em gel ou higienização das mãos com água e sabão e evitar aglomerações.

COMO FUNCIONA

Primeira dose – Estímulo de resposta imune (anticorpos)

Segunda dose – Reforço para resposta celular, além de anticorpos

Não há como atingir a “imunidade de rebanho” apenas com uma dose nos casos das vacinas utilizadas no Brasil (CoronaVac e Oxford)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinas excedentes de grupos de comorbidades poderão ser usadas para professores Anterior

Vacinas excedentes de grupos de comorbidades poderão ser usadas para professores

Ocupação de UTI está em 84,4% em Santa Maria Próximo

Ocupação de UTI está em 84,4% em Santa Maria

Geral