Depois da chuva de granizo que atingiu municípios da Região Central, a quinta-feira foi de reconstrução em muitas áreas atingidas. Uma das cidades mais castigados foi Itaara, onde o granizo danificou mais de 300 casas. As informações são de Wilson Lucca, vice-prefeito e coordenador da defesa civil do município.
Temporal deixa famílias sem casa, estradas bloqueadas e escolas sem aula na região
A quantidade de lona que havia na cidade acabou em poucas horas e a prefeitura buscava comprar mais em cidades vizinhas. No ginásio Pinto Ribas, a população se cadastrava para esperar por lonas.
Chuva de granizo de 10 minutos destrói telhados de mais de 600 casas em Santiago
Eram quase 23h de quarta-feira quando Lúcia Mariza Corrêa, 64 anos, dona de casa e o marido Ivan Chamorra Fernandes, 50, motorista, acordaram com o barulho do granizo. Eles moram em Vila Etelvina, uma das regiões onde houve mais estragos.
Os granizos (que chegavam ao tamanho de uma laranja) danificaram o telhado da maior parte da casa. Com isso, eles foram obrigados a levar o colchão para um canto da cozinha, única parte da casa onde não houve alagamento.
Seis cidades da região registram estragos, desabrigados e estradas bloqueadas
Eu achei que a casa inteira ia desmanchar, ia cair. Nunca vi uma chuva como essa conta Mariza.
No mesmo horário e no mesmo bairro, a dona de casa Aline Rodrigues e o pedreiro Marcelo Laia tentavam acalmar os quatro filhos.
Meteorologistas alertam para possibilidade de novos temporais na Região Central
Eles ficaram assustados, não paravam de chorar conta Aline.
Na manhã de quinta-feira o casal aproveitou a hora em que a chuva parou para arrumar o telhado, cheio de furos provocados pelo granizo. Eles ganharam lona de amigos para improvisar o conserto.
No Centro da cidade, a dona de casa Julieta Vasconcellos, 52, e a mãe dela, Ana Pereira dos Santos, 85, se concentravam em uma cama, único trecho da casa que não havia sido molhado pela chuva.
Essa chuva é de chorar! Mas o que se faz nessa hora? A gente senta na cama e começa a rezar, para que nada de ruim nos aconteça conta Ana.
Clique nos pontos do mapa para ver o quanto choveu em cada município: