Com a chegada do ano novo, nada mais justo que começar novos projetos e planejar novas escolhas. No programa Central CDN primeira edição, de sexta-feira (30), o repórter e apresentador Gilberto Ferreira recebeu o Pai Maicon de Oxalá, para conversar a respeito das projeções para 2023. Durante o programa foi abordado em relação a qual orixá vai reger 2023, problemas como a escassez de água e o desemprego, e questões familiares.
Quem vai reger 2023?
Conforme Pai Michael, os orixás Oxalá e Iemanjá vão reger o ano de 2023. Oxalá significa paz e é um orixá guerreiro. E junto com ele, vem Iemanjá que vai amparar o ser humano todos os dias do ano:
– Como colo de mãe, ou seja de forma paciente, ela vai reger 2023. Com eles dois vai ser um ano próspero, mas é preciso ter pés firmes, ou seja, tomar decisões com os pés no chão. Por exemplo, não deve gastar mais do que ganha, além de fazer escolhas sempre com bondade no coração.
Reforça também que 2023 é bem característico de Oxalá:
– Tudo o que você plantar, você vai colher de volta. Então, dissemine o bem – explica ele.
Família
Em relação ao núcleo familiar Pai Maicon de Oxalá comenta que as famílias estarão mais unidas. Vai existir mais respeito entre os familiares.
– Claro que depende muito da educação de cada núcleo, mas no geral o respeito vai predominar neste ano.
Problemas socioeconômicos
Em diversas cidades do Estado foi decretado situação de emergência por estiagem, com a escassez de água que gera a falta de alimentos. Já no panorama nacional, a crise econômica acarreta o desemprego e a insegurança alimentar. O apresentador questionou o especialista sobre essas questões e quais são as projeções para 2023 relacionadas aos assuntos.
Segundo Pai Michael de Oxalá, já no início do ano a chuva vai aumentar. Com mais intensidade mesmo em fevereiro.
– Assim os produtores, nesse período, vão conseguir respirar um pouco, por causa da chuva.
E oportunidades relacionadas à economia vão aumentar também, mas na metade do ano a tendência é estagnar ou diminuir. Por isso, o especialista alerta: não gastar abusivamente, não gastar mais do que ganha e sempre com os pés no chão.
Para finalizar o programa, Pai Maicon de Oxalá afirma que é preciso ter mais respeito pela natureza, pelos animais e mais empatia e amor pelos outros, em especial pela família.
Previsões apontam cenário político difícil e saúde do presidente Lula em risco em 2023
Economia deve melhorar em 2023, mas gastos devem ser evitados, apontam as previsões
Em ano regido pela lua, saúde mental deve ser prioridade, apontam as previsões