O grupo também entrou no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF).
– Invadiram com condescendência das autoridades. Eles estão depredando tudo, em todos os andares. Estão no Senado, na Câmara e no STF quebrando vidraças e destruindo tudo. E esse ato acontece com condescendência das autoridades, pois os criminosos furaram a barreira policial e seguem lá. Todos serão responsabilizados – diz o ministro.
Minutos antes, Pimenta já havia publicado nas suas redes sociais que “a manifestação é de uma minoria golpista q/ ñ aceita o resultado da eleição e que prega a violência. Uma minoria violenta, que vai ser tratada com o rigor da lei”.
“Temos certeza q a maioria do povo brasileiro quer nesse momento união e paz para q/ o Brasil siga em frente. Essa manifestacao é de uma minoria golpista q/ ñ aceita o resultado da eleição e que prega a violencia. Uma minoria violenta, que vai ser tratada com o rigor da lei”— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) January 8, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está na capital federal, e o ministro-chefe informou que a Secretaria de Comunicação deve emitir mais informações em breve.O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), já solicitou exoneração do secretário da Segurança Pública do DF, Anderson Torres.
Pelo Twitter, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), manifestou que “As cenas criminosas que vemos em Brasília, com barbárie e terrorismo no Congresso, STF e Planalto são absolutamente inaceitáveis em nossa democracia. No RS estamos com as forças de segurança prontas para resposta firme e imediata diante de qualquer tentativa de subversão da ordem”.
As cenas criminosas que vemos em Brasília, com barbárie e terrorismo no Congresso, STF e Planalto são absolutamente inaceitáveis em nossa democracia. No RS estamos com as forças de segurança prontas para resposta FIRME e IMEDIATA diante de qualquer tentativa de subversão da ordem— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) January 8, 2023
Deputados da região
Deputado estadual pelo MDB e recém-nomeado secretário da pasta de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel (MDB), também lamentou os fatos “o que estamos vendo em Brasília não é contra o atual governo, a ministros do supremo ou ainda contra senadores e deputados e sim contra a nossa democracia”.
O que estamos vendo em Brasília não é contra o atual governo, a ministros do supremo ou ainda contra senadores e deputados e sim contra a nossa democracia.— Beto Fantinel (@betofantinel) January 8, 2023
Valdeci Oliveira, deputado estadual pelo PT também publicou: “vergonhoso e criminoso o que ocorre em Brasília, neste momento. O Congresso está sendo invadido por golpistas bolsonaristas. Onde está a Polícia Militar do Distrito Federal? Que rapidamente essa situação seja contornada, e os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei”. Ambas manifestações foram publicadas na conta do Twitter dos parlamentares.
Vergonhoso e criminoso o que ocorre em Brasília, neste momento. O Congresso está sendo invadido por golpistas bolsonaristas. Onde está a Polícia Militar do Distrito Federal? Que rapidamente essa situação seja contornada, e os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei.— Valdeci Oliveira (@Valdeci13RS) January 8, 2023
MPF e PGR tomam providências
O Ministério Público Federal já adota providência para coibir atos violentos em manifestação contra resultado eleitoral, e a Procuradoria Geral da República requisitou abertura de investigação criminal para responsabilizar os envolvidos.