Milonga, chamamé e outros ritmos marcaram as três noites da 29ª edição da Tertúlia Musical Nativista que ocorreu na Praça Saldanha Marinho. No último domingo (6), a música “A Lenda das Visões”, que já havia vencido a fase local da Tertúlia na noite de sexta-feira (4), foi premiada como a grande vencedora do festival.
A grande vencedora
Idealizada pelos médicos Ovídio Mayer e Cleber Brenner, a música “A Lenda das Visões” narra quatro perspectivas de pessoas que imaginaram a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em momentos diferentes. De acordo com Cleber Brenner, médico urologista e também o responsável pela melodia e letra em conjunto com Ovídio, a música começa narrando a perspectiva do guarani que avistou Camobi e nomeou a região com base no formato arredondado dos morros. A segunda perspectiva é de Joaquim Badke, o proprietário das terras da Universidade, que teve um sonho no qual visualizava prédios construídos na propriedade, incluindo o planetário. As duas perspectivas que completam a história são a do fundador da UFSM, Mariano da Rocha, e a de um estudante. Apesar dos médicos terem estreado este ano na Tertúlia, Cleber já tinha uma relação próxima com a música. Aos 14 anos, cantou na Ciranda Musical Teuto-Rio-Grandense, que ocorre em Taquara, e ganhou o festival. Além disso, ele toca piano, violão e já estudou violino:– O mais desafiador foi criar a letra, é algo que eu não estou acostumado a fazer. A melodia eu fiz no piano, tinha algumas coisas na cabeça e ela fluiu. Acho que em uma manhã até às 7h30, a música ficou pronta já. No final de semana, eu gravei ela em casa e mandei para o festival – conta Cleber.Quando veio o resultado da triagem, Cleber procurou Diogo Mattos para ajudar a formar a equipe de músicos que subiriam ao palco da Tertúlia. Para fechar o time, o compositor chamou um estudante para cantar, para que sentisse a proximidade com o tema. O escolhido foi Gabriel Zeppe, integrante do VocaPampa, estudante de licenciatura em música na UFSM e professor de técnica vocal. Apesar de já fazer parte de um grupo musical, essa foi a primeira vez que o intérprete subiu ao palco da Tertúlia:– Compartilhar esse palco, que tem tantas histórias, com pessoas e artistas incríveis é um momento de muita gratificação e felicidade. Oferecer música, arte, cultura e história para a comunidade santa-mariense foi uma das coisas mais especiais que eu pude viver – relata Gabriel.
Encerramento da Tertúlia
Durante a última noite de Tertúlia, Mauro Moraes fez um show mostrando um apanhado dos grandes sucessos da carreira. Dono de 18 CDs gravados e um DVD, o cantor e compositor já acumula oito troféus Açorianos de Música, entre eles, o de Melhor Compositor Regional, por quatro vezes. O público cantou junto com Mauro e aplaudiu os grandes sucessos que já foram passaram por festivais como a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana e a própria Tertúlia.
Além da grande premiação da noite, outros categorias foram premiadas. Pirisca Grecco ganhou o de melhor intérprete e Matheuzinho Schuch de melhor instrumentista. O melhor arranjo foi para a música “Lugar”, de Igor Tadielo e Pablo Cardoso e o prêmio de destaque feminino ficou com Luiza Barbosa. O segundo e terceiro lugar da noite, respectivamente, foram para as músicas “Entre o Tango e a Saudade” e “Meu Verso É Assim”.
A 29ª Tertúlia Musical Nativista é uma realização da Prefeitura, do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul e da Estância do Minuano. Confira abaixo os vencedores:
VENCEDORES DA 29ª TERTÚLIA MUSICAL NATIVISTA
1 – A LENDA DAS VISÕESLetra: Cleber Brenner e Ovidio da Silva MayerMelodia: Cleber BrennerIntérprete: Gabriel Zeppe
2 – ENTRE O TANGO E A SAUDADELetra e Melodia: Angelo FrancoIntérprete: Angelo Franco
3 – MEU VERSO É ASSIMLetra: Djalma Corrêa Pacheco e Mauro RosadoMelodia: Jean Carlo GodoyIntérprete: Luiza Barbosa
Melhor tema sobre Santa MariaA LENDA DAS VISÕESLetra: Cleber Brenner e Ovidio da Silva MayerMelodia: Cleber Brenner
Melhor tema campeiroCRIOULALetra: Vaine DardeMelodia: Matheus AlvesIntérprete: Flavio Hanssen
Música mais popularLONGE DOS TRILHOSLetra: Athos Ronaldo Miralha da CunhaMelodia: Milton SicaIntérprete: Ricardo Paulo Reis
Melhor letraENTRE O TANGO E A SAUDADELetra e Melodia: Angelo FrancoIntérprete: Angelo Franco
Melhor melodiaQUASE AMORLetra: Cesar GomesMelodia: Guilherme CastilhosIntérprete: Pirisca Grecco
Melhor intérpretePirisca Grecco
Prêmio destaque femininoLuiza Barbosa
Melhor instrumentistaMatheuzinho Schuch
Melhor arranjoLUGARLetra: Igor TadieloMelodia: Igor Tadielo e Pablo CardosoIntérprete: Igor Tadielo