atividades remotas

VÍDEO: professora transforma hora do conto em vídeo para os alunos

18.406

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Buscar novas formas de ensinar por meio remoto pode ser um trabalho para a família inteira. Esse é o caso de Cristiane Schroeder, professora do maternal e da pré-escola na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis. Para criar um conteúdo diferenciado para os alunos, a "profe Cris", como é conhecida, tem gravado vídeos da Hora do Conto e enviado para os pequenos. Para auxiliar na criação, a filha Marina Schroeder, 17 anos, faz os roteiros, a montagem de cenários e as filmagens. Já o filho Vinicius Schroeder, 12, tornou-se o responsável pela edição do conteúdo em vídeo. 


VÍDEO: UFSM só teria orçamento para funcionar até agosto de 2021, diz reitor

Segundo Cristiane, a escola já vinha propondo experiências remotas diferentes para as crianças da instituição. A partir de julho, com a regulamentação desse ensino a distância, uma das ações pedagógicas orientadas não-presenciais passou a ser o vídeo com a contação de histórias, seguida por um desafio proposto especificamente para a faixa etária dos pequenos.

- A minha escola é bastante privilegiada em se tratando de ferramentas tecnológicas, pois nossa comunidade tem acesso à internet. Além disso, os pais conseguem se organizar para os alunos participarem. Isso estimula eles a criarem pequenos vídeos para contar o que estão fazendo e com o que estão brincando - explica a professora.

'Não há previsão nenhuma de retorno', diz secretária de educação

Para as turmas de maternal, as ações pedagógicas incluem uma atividade por semana. Já para os alunos de pré-escola, são duas. No total, 44 crianças recebem os conteúdos preparados. A interação ocorre, na maior parte da vezes, por WhatsApp. Lá, um grupo foi criado com os pais dos alunos para que eles possam compartilhar atividades. Dessa forma, depois que Cris manda o vídeo com o desafio semanal, os familiares podem responder com áudios, vídeos e mensagens dos pequenos reagindo à aula.

O RETORNO
As crianças têm adorado manter o contato com as professoras e com os colegas, mesmo que isso ocorra apenas no ambiente virtual. 

A pequena Antonella Oliveira Pinheiro, 6 anos e aluna da pré-escola, assiste aos vídeos da "profe Cris" junto com a irmã, Mirella Oliveira Pinheiro, 3. Segundo a mãe, Stefani Oliveira Pinheiro, elas interagem com a gravação e ficam muito felizes quando recebem as histórias encenadas pela educadora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira como os cursos de extensão podem destacar o currículo do aluno Anterior

Confira como os cursos de extensão podem destacar o currículo do aluno

Próximo

'Ninguém vai ser obrigado a colocar seus filhos nas escolas', afirmou governador

Educação