style="width: 1051.5px; height: 699.064px;" data-filename="retriever">Foto: Renan Mattos (Diário)
Com outros destaques entre as universidades públicas do Brasil e da América Latina, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) agora tem reconhecimento na última edição do UniRank, um levantamento que acompanha a presença de universidades na internet. Os pesquisadores do UniRank verificam a relevância do site da instituição, presença nas redes sociais e engajamento com o público para a construção de uma classificação.
Segundo o ranking, a instituição subiu 15 colocações em relação ao último ano, atingindo a 30ª posição entre as instituições brasileiras mais bem posicionadas antes de 2022. Dentre as latino-americanas, a UFSM figurou no 59º lugar. Essa posição leva em conta a média de todos canais online usados pela instituição.
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POR REDE SOCIAL
Ao filtrar as universidades pela relevância nas principais redes sociais, o UniRank avaliou o destaque da UFSM no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. As universidades têm uma classificação para cada uma das plataformas. Dentre delas, a instituição tem como melhor colocação o canal no YouTube, onde ocupa a posição 26. Quanto às demais redes, a universidade ficou em 44º com o Facebook, 52º com o Twitter e 54º com o Instagram. Quanto ao Linkedin, não consta nota.
Já entre os Institutos Federais (IFES) do Rio Grande do Sul , a UFSM conquistou a 19ª colocação no ranking, o que a faz a segunda universidade mais popular do estado do Rio Grande do Sul. Na classificação de popularidade mundial, apenas uma instituição brasileira figurou entre as 200.
Colaborou: Fellipe Medeiross