Turmas incompletas e outras sem aula no retorno da UFSM em Santa Maria

Turmas incompletas e outras sem aula no retorno da UFSM em Santa Maria

Fotos: Beto Albert (Diário)

Em um horário de habitual movimento pela manhã no transporte público de Santa Maria, um ônibus vazio da linha Bombeiros, no sentido Centro-Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é de se estranhar. Reflexo de um retorno gradual às aulas na instituição, nesta segunda-feira (20), após a suspensão provocada pelas enchentes do início de maio.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O relato é da Valentina Rissi, 19 anos, estudante do curso de zootecnia. Ela pegou o ônibus por volta das 7h30min, e estranhou o ônibus vazio. Na sua sala, alguns alunos não compareceram para as atividades desta segunda (20).

– Tivemos o acolhimento no CCR (Centro de Ciências Rurais) hoje de manhã. A indicação é para os alunos irem voltando como podem, já que algumas estradas ainda não têm como passar. Alguns colegas passaram de barco e de balsa para chegar. A princípio, os professores não vão dar nada novo de conteúdo, falaram que seria uma retomada no conteúdo – relata Valentina.


As indicações se repetiram para a turma do curso de Artes Visuais, da Júlia Goulart, 19 anos. Ela esperava as aulas no turno da tarde retornarem nesta segunda-feira.  

Movimentação

Pela manhã, alguns alunos circulando no campus sede da instituição, mas com uma movimentação reduzida. Nos estacionamentos em frente aos prédios, vagas que sempre eram ocupadas, pela manhã, estavam livres.

O entorno do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) é onde mais chama atenção. Ele é uma das unidades da instituição em que a direção optou por adiar a retomada para a semana seguinte, dia 27. Até as 11h, nenhum professor havia pegado a chave de uma sala de aula, mas isso pode mudar no decorrer da semana, já que cada docente está livre para gerenciar as aulas. A indicação é que sigam com o acolhimento e sem atividades avaliativas.


Já no caso do técnico em cuidado do idoso, do Politécnico, a aluna Patrícia Chiapinoto, 40 anos, recebeu dos professores o indicativo de retorno normal. Inclusive, com avaliação. Na turma, cerca de 50% esteve em sala. Os demais não foram nesta segunda.

Passeio escolar

Ainda que o movimento esteja diferente do habitual, a instituição ainda recebeu a visita de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Almiro Beltrame, Distrito da Boca do Monte.

Os 36 alunos do 2º ao 9º marcaram o retorno das aulas, desde as chuvas que prejudicaram a estrada de acesso ao colégio, com o passeio por Santa Maria. Durante a manhã, visitaram o Planetário.    



Obra

Em frente ao prédio da Reitoria, uma obra foi iniciada ainda na semana passada. Conforme os trabalhadores do local, se não chover, ela deve ficar pronta na próxima sexta-feira (24).

Foi criada uma tubulação para que a água que acumula na entrada da Reitoria durante as chuvas escoe em direção a uma sanga próxima, do outro lado da rua. Nesse caso, o trânsito ao lado do prédio central está interditado. Inclusive, o subsolo da Reitoria chegou a alagar durante as enchentes, molhando milhares de documento. Deve levar cinco anos para restaurar o acervo, mas cerca de 20% deve ser perdido. 

Greve 

Docentesservidores técnico-administrativos UFSM continuam em greve. A decisão é anterior ao cancelamento das aulas pelas chuvas.  Até o momento, a decisão se mantém

ENTENDA 


Retorno parcial

A movimentação ocorre após as fortes chuvas que atingiram o Estado desde o final de abril, que causou diversos estragos, inclusive à UFSM, que esteve com as aulas canceladas desde então.


Na última semana, anunciou o retorno oficialmente neste dia 20. No entanto, algumas unidades do campus sede, adiaram a retomada para a semana seguinte, dia 27.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM altera cronograma de retorno às aulas após enchentes Anterior

UFSM altera cronograma de retorno às aulas após enchentes

UFSM se reorganiza após estragos causados pelas enchentes Próximo

UFSM se reorganiza após estragos causados pelas enchentes

Educação