
Nesta segunda-feira (9), cerca de 20 mil estudantes iniciaram as aulas do primeiro semestre letivo no campus de Camobi, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pela manhã, diversos cursos receberam os novos calouros com trotes e ações de integração. Uma recepção institucional também foi realizada no Centro de Convenções.
– Hoje é um dia muito lindo para nós, chegar no campus cedo, enxergar cheio de alunos, as turmas festejando, e o Centro de Convenções lotado para a recepção institucional. É um dia de festa e recepção para que os estudantes se sintam em casa nessa jornada em busca do conhecimento – afirma o reitor, Luciano Schuch.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O público lotou o Centro de Convenções para acompanhar a recepção institucional. O grupo de danças populares brasileiras Mojubá abriu o evento com uma apresentação. Em seguida, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a vice-reitora, Martha Adaime, e o reitor Luciano Schuch, deram as boas-vindas aos estudantes. Um bate-papo sobre educação e entretenimento na era das redes sociais também foi realizado com a bióloga, atriz e DJ Mari Krüger.

As comemorações do início do ano letivo não ficaram restritas ao Centro de Convenções. Logo cedo, era possível encontrar rodinhas de estudantes espalhadas pelo campus. Como é tradicional, esse é o momento que os calouros conhecem os veteranos, se apresentam e participam dos trotes, com pintura nos rostos e braços, além do “elefantinho”.
Em um destes grupos estava Ariella Tastch da Luz, 20 anos, caloura do curso de Artes Visuais. Ela, que é santa-mariense e sempre sonhou em estudar na UFSM, está feliz pelo início do ano letivo e tem muitas expectativas para a graduação:
– Estou bem animada, quero me jogar no curso, viver tudo que a universidade tem para me proporcionar. Sempre foi meu sonho estudar Artes Cênicas na UFSM, eu vinha para cá e me imaginava aqui no futuro. Estudei de casa para o Enem. Eu consegui nota para Visuais, mas pretendo pedir transferência depois. Os cursos são próximos e têm ligação. Mas, quero aproveitar essa oportunidade, quero viver e ver no que vai dar – conta a estudante.

A caloura de Administração Brenda Barichello Descovi, 18 anos, de Nova Palma, conseguiu aprovação na UFSM pelo Enem e pelo vestibular. Nesta segunda-feira (9), ela também passou pela recepção com os veteranos.
– Nos encontramos no planetário, os veteranos nos pintaram, fizemos apresentação entre o pessoal da turma, fizemos “elefantinho” até a sala. Depois, já conversamos com o professor, ele explicou como será a disciplina e o decorrer do ano. Espero que o curso seja como pensei e que me direcione para o que eu quero trabalhar no futuro. (Também) espero que seja um ano de muito aprendizado.
Outra nova estudante de Administração é a Ana Luiza Reffatti, 18 anos. A santa-mariense aguardou com expectativa a aprovação na UFSM e, agora, espera que o curso traga oportunidades.
– A aprovação estava sendo muito esperada, estudei bastante e passei pelo Vestibular, no final deu tudo certo. Espero que o curso agregue bastante na minha vida profissional e pessoal. Já estou gostando bastante do início. O trote foi legal, os veteranos foram bem calorosos, nos sentimos acolhidos. Tivemos a primeira aula, uma introdução do curso e já me identifiquei bastante – diz Ana Luiza.

Calourada
Entre os dias 9 e 14 de março, ocorre mais uma edição da Calourada, evento na Gare para recepção dos “bixos” das universidades de Santa Maria. Os tradicionais quatro dias de festa, de segunda a quinta-feira, têm início às 19h e seguem até 00h. Saiba tudo sobre o evento aqui.
- Programação, shows, transporte e serviços: tudo o que você precisa saber para curtir a Calourada 2024
- Pela primeira vez em Santa Maria, Rashid fala sobre show na Calourada: "Que seja uma experiência de lavar a alma e fique na memória"
- Cobertura da Calourada 2024 é no Diário; saiba como acompanhar o evento que começa neste sábado