Novas parcerias

Na China, reitor da UFSM discute parcerias sobre agricultura sustentável entre universidades

Na China, reitor da UFSM discute parcerias sobre agricultura sustentável entre universidades

Há três dias na China, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, junto com a equipe de trabalho da instituição, estuda convênios entre a UFSM e a Zhejiang A&F University.

Em entrevista ao F5, programa da Rádio CDN (93.5 FM), o reitor conta que o que impressionou em Xangai é a organização:

– Aqui o que impressiona é com relação à organização da cidade e a limpeza.

Xangai é a maior cidade do país com 26,32 milhões de habitantes. O município trabalha na construção de propostas sustentáveis para a produção de alimentos. O projeto arquitetônico do escritório Sunqiao criará uma fazenda urbana. A ideia é suprir a demanda por alimento, ter centros de educação e inovação. E conforme Schuch, na Zhejiang A&F University já existe a discussão sobre desenvolvimento sustentável, pois é um dos objetivos do governo chines:

– A China está crescendo e é preciso continuar preservando a sua floresta e produzir o alimento.

O reitor adiantou que a comitiva que visita o país asiático trabalha na implementação de um convênio entre as universidades para fortalecer as pesquisas na área. Além disso, mais visitas estão programadas. A equipe fica até o dia 8 de julho no país para firmar mais parcerias.

Na ocasião, Schuch também deixou um exemplar do Anuário com membros da universidade em que a parceria foi firmada.

UFSM é destaque em sustentabilidade

 De acordo com divulgação do GreenMetric 2022, a UFSM é a 19ª Instituição de Ensino Superior (IES) mais sustentável do Brasil. A nível mundial, a Universidade fica na posição 470 – um avanço de mais de 40 posições em relação a 2021, quando ocupou o 517º lugar. O ranking é feito pela Universidade da Indonésia e avalia seis áreas das instituições que se relacionam com a questão ambiental.

Desde 2020 a UFSM participa do levantamento do GreenMetric. Ao longo destes anos, o rankeamento da Instituição vem melhorando. A meta de 2021, para o ano de 2022 – e que foi alcançada -, era melhorar o desempenho e chegar entre as 20 as instituições brasileiras mais bem colocadas na classificatória.

Os convênios

Os convênios têm como objetivo integração e desenvolvimento da universidade onde a ideia é alcançar objetivos comuns da comunidade. Também possibilitam intercâmbios, desenvolvimento de ensino e pesquisa entre as universidades envolvidas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Número de participantes do Vestibular da UFSM cai para 10 mil; saiba como será a prova Anterior

Número de participantes do Vestibular da UFSM cai para 10 mil; saiba como será a prova

UFSM recebe nota máxima em avaliação do Ministério da Educação Próximo

UFSM recebe nota máxima em avaliação do Ministério da Educação

Educação