
Foto: Arquivo Pessoal

O santa-mariense Gabriel Pozzo venceu a 13ª edição da Maratona Internacional de Florianópolis, neste domingo (2). A prova, que é bastante tradicional no calendário brasileiro, começou às 6h e o competidor concluiu o trajeto em 2 horas, 25 minutos e 33 segundos. Vale destacar que a competição é classificatória para a Maratona de Boston, principal corrida de longa distância do mundo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A prova da capital catarinense é conhecida por ser uma das maratonas mais rápidas, em função do trajeto mais planificado. Pozzo competiu na categoria 42 Km e reforçou a dificuldade de vencer a disputa.
– Estou muito feliz, é muito difícil vencer uma maratona, independente do local. Foi uma prova muito dura, mas me senti bem. Deu tudo certo – disse o campeão.
Apesar do resultado, o santa-mariense não é um atleta profissional e divide o hobby com a engenharia civil, profissão que exerce.
– Para mim, a corrida transcende esta questão do resultado. Eu busco melhorar minhas marcas, estar bem comigo mesmo e servir de inspiração para outras pessoas. Então, é um propósito bem maior que entrar nas pistas por um pódio ou para ganhar premiação. A corrida é um propósito de vida – afirmou Gabriel Pozzo.
Bom retrospecto
A prova de Florianópolis não foi o primeiro grande feito da carreira de Gabriel Pozzo. Em 2023, ele disputou a 98ª Corrida Internacional de São Silvestre e terminou com a 54ª posição. No mesmo ano, ele venceu a 1ª edição da Maratona de Santa Maria e foi campeão gaúcho na categoria dos 10.000 m. Além disso, coleciona medalhas em Jogos Universitários, competidos pela Universidade Federal de Santa Maria e pelo Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems).
Próximos passos
Sobre as próximas competições, o corredor afirma que vai defender o título da Maratona de Santa Maria, no dia 1° de setembro. Na sequência, ele vai até Porto Alegre disputar a prova da cidade, que será disputada nos dias 28 e 29 de setembro. Quanto à Maratona de Boston, prova que Pozzo já tem índice para competir, ele diz não ser a prioridade do momento.
Leia também